Tempestade tropical Henri deixa mais de 20 mortos

Por Arlaine Castro

Elevados volumes de chuva atingiram os estados de Connecticut, Nova York e Nova Jersey, Massachusetts e Rhode Island. Imagem: Montauk, NY, domingo, 22.

Inundações provocaram cerca de 21 mortes e dezenas de desabrigados no Tennessee no domingo, 22. Elevados volumes de chuva também atingiram os estados de Connecticut, Nova York e Nova Jersey, Massachusetts e Rhode Island por causa da passagem da tempestade tropical Henri, que atingiu a costa Nordeste dos Estados Unidos com ventos de 120 quilômetros por hora.

As inundações deixaram pelo menos 21 mortos e dezenas de desaparecidos no Tennessee, informaram fontes do governo local em balanço preliminar.

 A tempestade tocou o solo perto da cidade de Westerly, Rhode Island, depois de ser rebaixado de furacão de categoria 1 no início de domingo. O Centro Nacional de Furacões (NHC) informou que Henri estava “praticamente estacionário” e os ventos foram reduzidos a 48 km/h na manhã desta segunda-feira. 

O Tennessee foi atingido no sábado por tempestades e inundações consideradas "históricas" pelos meteorologistas, com 38 centímetros ou mais de chuva. Estradas rurais, rodovias estaduais e pontes foram destruídas e milhares de casas ficaram sem energia elétrica.

No condado de Humphreys, a 90 minutos de Nashville, as inundações de sábado representaram um recorde de 24 horas de chuvas no Tennessee, informou o Serviço Meteorológico Nacional.

O governador do estado, Bill Lee, descreveu cenas de "perdas e dor" em Waverly, uma localidade de 4.500 habitantes onde morreram 20 pessoas. As autoridades também atualizaram o balanço de desaparecidos para 20 pessoas.

Os funcionários da administração de Waverly compararam a tempestade a um furacão ou tornado e afirmaram que a água subiu tão rápido que algumas pessoas não tiveram tempo de abandonar suas casas.

O Departamento de Segurança Pública de Waverly publicou em sua página no Facebook uma lista de nomes de pessoas desaparecidas e pediu a ajuda dos moradores para localizar todas.

Em Washington, o presidente Joe Biden expressou "o mais sincero pêsame pela repentina e trágica perda de vidas" no Tennessee. "Pedi ao administrador da FEMA (Agência Federal de Gestão de Emergências) que converse com o governador (Bill) Lee do Tennessee de maneira imediata e ofereça a ajuda necessária", disse Biden.

O xerife do condado de Humphreys, Chris Davis, disse a um canal de televisão local que duas crianças pequenas estavam entre os mortos.

As autoridades anunciaram um toque de recolher noturno, enquanto prosseguem os esforços para encontrar os desaparecidos.

Henri

A tempestade ameaçou parar perto da fronteira Nova York-Connecticut durante a noite, antes de girar para o leste e se mover em direção ao Oceano Atlântico nesta segunda-feira.

Na costa de Rhode Island houve fortes rajadas de chuva e faltou energia elétrica de mais de 140.000 casas. O dilúvio que fechou pontes, inundou estradas e deixou algumas pessoas presas seus veículos.

Com informações da AFP.