FDA concede registro definitivo à vacina da Pfizer contra Covid

Por Arlaine Castro

Mulher segura frasco rotulado como de vacina contra Covid-19 em frente a logo da Pfizer em foto de ilustração 30/10/2020 REUTERS/Dado Ruvic

Os EUA deram total aprovação à vacina COVID-19 da Pfizer nesta segunda-feira, 23. A fórmula feita pela Pfizer e sua parceira alemã BioNTech agora carrega o endosso mais forte da Food and Drug Administration.
Mais de 200 milhões de doses da Pfizer foram administradas nos EUA - e centenas de milhões a mais em todo o mundo - sob autorização de emergência desde dezembro.

Com isso, a aprovação total da vacina COVID-19 da Pfizer para uso em pessoas a partir de 16 anos significa que ela atende aos mesmos “padrões muito elevados exigidos de todas as vacinas aprovadas com as quais confiamos todos os dias”, disse o Dr. Jesse Goodman, da Universidade de Georgetown, ex-chefe de vacinas da FDA. Isso deve ajudar “quem ainda tem preocupações a ganhar confiança” na vacina.

Tão logo foi aprovada, o Pentágono anunciou imediatamente que seguirá em frente com os planos para exigir que os militares recebam a vacina enquanto os EUA e o mundo lutam contra a variante delta.

“As vacinas são uma das nossas maiores armas contra o vírus”, disse Janet Woodcock, comissária interina da FDA. “Esperamos que esta aprovação aumente a confiança daqueles que têm hesitado.”
Segundo a Pfizer, os EUA são o primeiro país a conceder a aprovação total da vacina da empresa, que será comercializada nos EUA sob a marca Comirnaty. É a primeira aprovação total de um imunizante contra a Covid-19 nos EUA.

A Moderna também solicitou ao FDA a aprovação total de sua vacina. A Johnson & Johnson, fabricante da terceira opção nos EUA, disse que espera fazer isso ainda este ano.

Pouco mais da metade da população dos EUA está totalmente vacinada. A vacinação atingiu o seu ponto mais baixo em julho, com uma média de cerca de meio milhão de vacinas por dia, ante um pico de 3,4 milhões por dia em meados de abril. Com informações da Associated Press.