Furacão Ida sobe para categoria 4; partes da Louisiana e Nova Orleans sob evacuação

Por Arlaine Castro

O furacão Ida subiu para categoria 4, com ventos que podem chegar a 251 km/h, tornando-se o furacão mais forte da temporada de 2021 até agora.

O Centro Nacional de Furacões informou neste domingo,2, que o furacão Ida subiu para categoria 4, com ventos que podem chegar a 251 km/h, tornando-se o furacão mais forte da temporada de 2021 até agora.

Ventos com força de furacão já ocorrem sobre partes do sudeste da Louisiana. A tempestade de categoria 4 estava localizada a cerca de 50 milhas ao sul-sudoeste da foz do rio Mississippi e movendo-se para noroeste a 15 mph. Ida atingiu a costa de Cuba na noite de sexta-feira com a categoria 1, com ventos máximos sustentados perto de 128 km por hora.

É provável que haja um fortalecimento adicional antes de chegar na Louisiana na tarde ou noite deste domingo. “Há previsão de algum fortalecimento adicional e espera-se que Ida seja um grande furacão extremamente perigoso quando atingir a costa da Louisiana”, disse o centro do furacão.

Evacuação

A previsão é de uma "onda de tempestade potencialmente mortal" quando o furacão atingir a costa da Louisiana e do Mississippi. O alerta é para que as pessoas nas áreas afetadas sigam o conselho das autoridades locais. Algumas cidades da Louisiana e Nova Orleans decretaram evacuação obrigatória.

Moradores de áreas de alto risco deixaram suas casas e fizeram fila para estocar suprimentos.
Louisiana declarou estado de emergência. As autoridades já ordenaram evacuações obrigatórias fora das áreas protegidas de Nova Orleans e cidades costeiras sujeitas a inundações, como Grand Isle.

O furacão deve se mover para o interior ao longo de partes da Louisiana e do oeste do Mississippi na segunda e segunda à noite, de acordo com o Centro Nacional de Furacões.

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia em Nova Orleans, existe a possibilidade de que as condições de risco à vida ao longo da costa por algum tempo e as áreas ao redor de Nova Orleans e Baton Rouge possam ficar sem energia por semanas.

Os dois furacões mais fortes que atingiram a costa da Louisiana tiveram velocidades de vento de 150 mph, o último Island Hurricane de 1856 e o Laura de 2020.

Há 16 anos o devastador furacão Katrina causou inundações em 80% de Nova Orleans e matou mais de 1.800 pessoas.