Furacão Ida provoca morte e destruição em Louisiana e Nova Orleans

Por Arlaine Castro

O furacão Ida atingiu a costa como uma tempestade de categoria 4 na noite de domingo em Port Fourchon, Louisiana.

Uma pessoa morreu e mais de um milhão de pessoas ficaram sem energia pela passagem do furacão Ida na costa do Golfo, uma das tempestades mais poderosas que atingiu os Estados Unidos causando devastação em toda a Louisiana e Nova Orleans. 

O furacão atingiu a costa como uma tempestade de categoria 4 na noite de domingo em Port Fourchon, Louisiana, exatamente 16 anos desde o furacão Katrina que matou mais de 1.800 na costa do Golfo em 2005.

Após atingir a costa com ventos de 150 milhas por hora e chuvas torrenciais, ela enfraqueceu para uma tempestade tropical à medida que se move para o interior nesta segunda-feira. Os ventos estão agora abaixo de 45 mph. Os avisos de pico de tempestade e avisos de tempestade tropical ainda estão em vigor.

Até à noite, a previsão é que Ida se mova sobre o centro e nordeste do Mississippi e atravesse o Vale do Tennessee na terça-feira, 31.

Morte e danos

Um homem de 60 anos morreu após ter a casa atingida por uma árvore perto de Baton Rouge, a capital de Louisiana.

A extensão total dos danos ainda está sendo contabilizada. A empresa de energia Entergy confirmou anteriormente que a energia havia sido cortada em toda a Nova Orleans.  Mais de um milhão de clientes na Louisiana estão sem energia elétrica, de acordo com o site PowerOutage.us, que monitora quedas de energia.

O presidente Joe Biden declarou emergência por desastre liberando fundos federais para ajudar nos esforços de resgate e recuperação nesta segunda-feira.

Árvores quebradas, caminhões capotados, carros submersos e ruas inundadas foram apenas algumas das cenas quando a tempestade causou estragos e reverteu temporariamente o fluxo do rio Mississippi perto de Belle Chase, de acordo com dados preliminares do U.S. Geological Survey.

Durante a noite, os residentes foram instruídos a evacuar a Alliance, ao sul de New Orleans, depois que uma falha no dique foi relatada. Outra falha no dique também ocorreu nas áreas de Lafitte e Jean Lafitte, onde os residentes foram instados a procurar áreas mais altas imediatamente. Em outros lugares, alguns permanecem presos em sótãos em LePlace, que sofreu graves inundações.

Alguns hospitais sofreram danos em seus prédios, justamente quando estão lidando com o impacto de uma quarta onda de Covid.

Com ventos de 230 km/h, o Ida é o 5º furacão mais forte da história a atingir o continente, segundo a agência de notícias Associated Press. Com informações do The Weather Channel.