Organizador do movimento antimáscara do Texas morre de COVID-19

Por Arlaine Castro

Caleb Wallace, 30 anos, vivia na cidade de San Angelo, no Texas, e fundou o Defensores da Liberdade San Angelo, organizando alguns comícios contra o uso de máscaras no ano passado.

O líder do movimento antimáscara do Texas, Caleb Wallace, 30 anos, morreu em decorrência das complicações do novo coronavírus depois de passar três semanas na unidade de terapia intensiva, conforme informou ao New York Times, a esposa, Jessica, no sábado, 28.

Caleb Wallace se posicionava contra o uso de máscaras e contra outras restrições relacionadas à COVID-19. Ele defendia que o uso obrigatório de máscaras feria a liberdade individual dos cidadãos americanos sem apresentar evidências de eficácia.

“Caleb faleceu pacificamente. Ele viverá para sempre em nossos corações e mentes ”, escreveu Jessica Wallace, esposa de Caleb, na página GoFundMe da família criada para pagar os custos do tratamento do marido e as contas domésticas da família. Segundo ela, Caleb Wallace preferia que ela não trabalhasse fora e se dedicasse apenas às três filhas. Ela está grávida de oito meses. 

Ao ver uma leve piora nos sintomas, o ativista resolveu se tratar em casa, tomando medicamentos comprovadamente ineficazes contra a Covid-19, como ivermectina, zinco, vitamina C e ácido acetilsalicílico.

Porém, cerca de quatro dias depois dos primeiros sintomas, Caleb Wallace teve uma piora acentuada e precisou ser internado em um hospital em San Angelo.

De acordo com a esposa ele era muito teimoso, e mesmo com a piora em seu quadro clínico, não queria ir ao médico para não fazer parte das estatísticas de testes positivos para Covid-19, segundo ele, os testes RT-PCR eram uma fraude do governo. Mas mesmo contra sua vontade, ele acabou sendo hospitalizado em 30 de julho e precisou ser intubado em 8 de agosto.

Jessica alertou um dia antes para o estado grave de saúde do marido e afirmou que ele 'não duraria muito'. 

Defensores da Liberdade San Angelo

Caleb Wallace vivia na cidade de San Angelo, no Texas, e fundou o Defensores da Liberdade San Angelo, organizando alguns comícios contra o uso de máscaras no ano passado. O ativista também se dizia contrário às vacinas e declarava que não tomaria o imunizante. Ao sentir os primeiros sintomas da Covid-19, Wallace também se negou a fazer testes para verificar se estava com a doença.

No mesmo mês em que foi hospitalizado, Wallace organizou uma “manifestação pela liberdade” que convocou as pessoas “cansadas do governo no controle de nossas vidas” a se juntarem ao protesto. “Eles acreditavam que o coronavírus era uma farsa e achavam que o governo estava sendo pesado demais quando se tratava de máscaras”, disse a prefeita de San Angelo, Brenda Gunter, ao New York Times.

Mortes de não vacinados

Na Flórida, um radialista conservador que se manifestou contra as vacinas da Covid-19 morreu após uma luta de semanas contra o vírus, marcando a terceira personalidade do rádio a morrer de coronavírus que rejeitou publicamente as vacinas.

A morte de Marc Bernier, 65, que era um dos pilares das rádios de Daytona Beach, foi anunciada na noite de sábado pela WNDB, a estação de rádio da qual ele foi filiado por três décadas.