Hospitais do sul dos EUA, incluindo a Flórida, começam a preocupar com estoque de oxigênio

Por Arlaine Castro

Um terapeuta respiratório trata um paciente COVID-19 em uma UTI do NCH Healthcare System em 9 de agosto em Naples, Flórida.

Hospitais em alguns estados do Sul do país, inclusive a Flórida, estão preocupados com o suprimento de oxigênio enquanto os casos de Covid-19 e as hospitalizações continuam aumentando, impulsionadas pelo número de pessoas que permanecem não vacinadas e a delta - perigosa variante do coronavírus.

Vários hospitais na Flórida, Carolina do Sul, Texas e Louisiana estão lutando contra a escassez de oxigênio. Alguns correm o risco de ter que usar seu suprimento de reserva ou correr o risco de ficar sem oxigênio iminentemente, de acordo com autoridades de saúde estaduais e consultores de hospitais.

Com o aumento contínuo nos casos de Covid-19, tem havido mais demanda no suprimento de oxigênio e os hospitais não conseguem acompanhar o ritmo para atender a essas necessidades, disse à CNN Donna Cross, diretora sênior de instalações e construção da Premier.

"Normalmente, um tanque de oxigênio estaria cerca de 90% cheio, e os fornecedores os deixariam descer a um nível de recarga de 30-40% restante em seu tanque, dando-lhes uma reserva de abastecimento de três a cinco dias", disse Cruzar. “O que está acontecendo agora é que os hospitais estão diminuindo para cerca de 10-20%, o que é um estoque disponível para um a dois dias, antes de serem reabastecidos”.
Mesmo quando eles estão sendo preenchidos, é apenas um fornecimento parcial de cerca de 50%, disse Cross. "É uma situação muito crítica."

Na Flórida, mais de 17.000 pacientes da Covid que precisam de oxigênio suplementar para sobreviver estão agora hospitalizados em todo o estado.

A Covid-19 afeta os pulmões, interferindo na transferência de oxigênio do ar para a corrente sanguínea, necessária para manter o coração, o cérebro e outros órgãos vitais funcionando.

A saturação ideal de oxigênio para o sangue está acima de 92% e, uma vez que cai abaixo de 90%, os médicos devem colocar um paciente Covid em oxigênio suplementar, disse o Centro de Controle de Doenças (CDC).

Por isso, a necessidade de estoque de oxigênio começa a afetar o cotidiano fora dos hospitais. Em Tampa Bay, na costa do golfo da Flórida, os cidadãos foram convidados a reduzir o uso de água porque o oxigênio normalmente usado para ajudar no abastecimento de água estava sendo desviado para hospitais.

Flórida lidera 

No sábado, 28, a Flórida teve a maior taxa de hospitalização por Covid-19 no país, com 75 pacientes por 100.000 residentes em hospitais com o vírus, de acordo com dados de autoridades de saúde federais e da Universidade Johns Hopkins. O estado também atingiu outro pico de pandemia de casos Covid-19 na sexta-feira, relatando 690,5 novos casos por 100.000 pessoas a cada dia de 20 a 26 de agosto, mostraram dados estaduais.

As mortes de Covid-19 aumentaram tanto que a Central Florida Disaster Medical Coalition, uma organização sem fins lucrativos financiada pelo governo federal que ajuda a preparar a resposta do sistema de saúde, comprou 14 necrotérios portáteis com capacidade para 12 mortos cada, disse a diretora executiva da coalizão Lynne Drawdy.

Dr. Ahmed Elhaddad, médico da unidade de terapia intensiva da Flórida, disse a Pamela Brown, da CNN, no sábado, que está frustrado e "cansado de ver pessoas morrerem e sofrerem porque não tomaram a vacina".

Segundo ele, a variante Delta está "comendo" os pulmões das pessoas, o que eventualmente leva ao seu colapso. "Estamos vendo os pacientes morrerem mais rápido com esta variante (Delta)", disse Elhaddad, que é o diretor médico da UTI do Jupiter Medical Center.

"Nesta rodada, estamos atendendo os pacientes mais jovens - 30, 40, 50 anos - e eles estão sofrendo. Eles estão famintos por oxigênio e estão morrendo. Infelizmente, nesta rodada eles está morrendo mais rápido ", disse.