Tempestade Ida: inundações matam nove em Nova York e Nova Jersey

Por Arlaine Castro

Enchentes e tornados provocados pelo Ida atingiram o nordeste dos Estados Unidos, principalmente Nova York e Nova Jersey.

Pelo menos nove pessoas morreram depois que enchentes e tornados atingiram o nordeste dos Estados Unidos, principalmente Nova York e Nova Jersey. 

Os governadores de Nova York e Nova Jersey declararam estado de emergência, e o prefeito da cidade de Nova York, Bill de Blasio, chamou de "evento climático histórico".

Algumas pessoas ficaram presas em porões inundados de suas casas, enquanto um corpo foi encontrado em um veículo que foi levado pelas águas. Pelo menos 8 cm de chuva caíram em apenas uma hora no Central Park de Nova York.

Quase todas as linhas de metrô da cidade de Nova York foram fechadas e veículos não emergenciais proibidos de rodar. Muitos voos e trens saindo de Nova York e Nova Jersey foram suspensos.

O prefeito da cidade de Passaic em Nova Jersey, Hector Lora, disse à CNN que o corpo de um homem de 70 anos foi resgatado de um veículo que foi arrastado pelas enchentes.

A NBC New York relatou que pelo menos mais uma pessoa morreu em New Jersey. A NBC e a AFP relataram que sete pessoas morreram na cidade de Nova York, algumas depois de ficarem presas em seus porões.

Um menino de dois anos estava entre as vítimas na cidade de Nova York.

Imagens na mídia social (veja abaixo) mostram água caindo em estações de metrô e nas casas das pessoas, e estradas inundadas.

O residente de Nova York, George Bailey, disse à BBC que, "bem no meio do jantar, ouço um barulho e é da água saindo do ralo do chuveiro de nosso banheiro". 

O Serviço Meteorológico Nacional dos EUA declarou uma emergência de inundação na cidade de Nova York, Brooklyn, Queens e partes de Long Island, e emitiu avisos de tornado em partes de Massachusetts e Rhode Island.

Uma emergência de inundação, ao contrário de um aviso, é emitida em "situações extremamente raras quando uma grave ameaça à vida humana e danos catastróficos de uma inundação repentina estão acontecendo ou irão acontecer em breve", disse o NWS.

O clima extremo foi causado pelos remanescentes da Tempestade Tropical Ida, que causou ampla devastação no sul da Louisiana no início desta semana.

 

Os remanescentes do furacão Ida têm provocado muita chuva e fortes ventos para o nordeste do país, tendo atingido a Louisiana como um furacão de categoria 4 no domingo.

Centenas de milhares de casas na Louisiana permanecem sem energia e Nova Orleans está sob um toque de recolher noturno.

Duas pessoas morreram quando uma rodovia no Mississippi desabou, enquanto outras duas morreram na Louisiana - uma em uma enchente repentina e outra que foi atingida por uma árvore que caiu. Dois eletricistas morreram no Alabama enquanto reparavam os danos causados pelo furacão.

Mudanças climáticas

Muitos fatores contribuem para as inundações, mas o aquecimento da atmosfera causado pelas mudanças climáticas torna as chuvas extremas mais prováveis.

O mundo já aqueceu cerca de 1,2 ° C desde o início da era industrial e as temperaturas continuarão subindo, a menos que os governos ao redor do mundo façam cortes drásticos nas emissões. Com informações da BBC.