"AntiVaxMomma"- Mulher é presa por vender cartões falsos de vacinação COVID-19

Por Arlaine Castro

"AntiVaxMomma" no Instagram vendeu 250 cartões de vacinação COVID-19 falsos por US$ 200 cada na cidade de Nova York.

Uma mulher de Nova Jersey que se autodenomina "AntiVaxMomma" no Instagram foi presa após vender 250 cartões de vacinação COVID-19 falsos por US$ 200 cada na cidade de Nova York. Os compradores são pessoas que trabalham em hospitais e lares de idosos. O ato é considerado um crime federal. 

Segundo os promotores, Jasmine Clifford, de Lyndhurst, New Jersey, começou a vender cartões de vacinação dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças por meio de sua conta no Instagram "AntiVaxMomma" em maio.

Investigação

Um investigador da polícia do estado de Nova York que ficou sabendo do golpe entrou em contato com Clifford se passando por cliente. Ele solicitou um cartão falso e pediu para ser adicionado ao banco de dados de vacinas do estado, disseram os promotores. Tudo o que pediu foi feito e o golpe comprovado.

Além dos cartões, por US $ 250 extras, uma segunda golpista inseria o nome do comprador do cartão falso em um banco de dados de vacinação do estado de Nova York, que alimenta os sistemas usados para verificar o status da vacina em locais onde são necessários, como shows e eventos esportivos.

Clifford foi acusada na terça-feira, 31, de oferecer um instrumento falso, posse criminosa de um instrumento forjado e conspiração. A suposta co-conspiradora de Clifford, Nadayza Barkley, de Bellport, Long Island, foi acusada de oferecer um instrumento falso e conspiração. Ela inseriu pelo menos 10 nomes no banco de dados de vacinas do estado enquanto trabalhava em uma clínica médica Patchogue e recebeu pagamentos de Clifford por seu trabalho por meio dos serviços Zelle e CashApp.

Treze supostos compradores de cartão também foram acusados, incluindo um homem acusado de pagar para ser cadastrado no banco de dados. As vacinas COVID-19 reais estão disponíveis gratuitamente.

Facebook

O promotor distrital de Manhattan, Cyrus Vance Jr., convocou o Facebook, dono do Instagram, e outras empresas de tecnologia para reprimir os fraudadores de cartões de vacina. O Facebook disse que proíbe qualquer pessoa de comprar ou vender cartões de vacina COVID-19 e que removeu a conta de Clifford no início de agosto por quebrar suas regras.

Golpes dos cartões de vacina

A proliferação de cartões de vacina falsos é uma preocupação crescente à medida que mais lugares exigem comprovante de vacinação para trabalhar, comer em restaurantes e participar das atividades do dia-a-dia, como ir à academia ou ver um filme. Na cidade de Nova York, a exigência de comprovar a vacinação vai entrar em vigor em 13 de setembro.

Há casos de vendas de cartões falsos também em outros estados, como na Califórnia.

Para combater o golpe, o senador Chuck Schumer pediu às agências federais de aplicação da lei que investiguem as vendas online de cartões de vacinação COVID-19 falsos e iniciem uma campanha deixando claro que forjar um cartão pode levar pessoas à prisão federal. Com informações da Associated Press.