Campanha busca ajuda para brasileira atingida pela tempestade Ida em New Jersey

Edi Sosic e o marido precisam deixar o apartamento que foi inundado. Eles também perderam móveis e o carro.

Por Arlaine Castro

Inundações repentinas atingiram Nova Jersey e outros estados do nordeste pela tempestade tropical Ida.

A brasileira Edi Sosic e o marido foram duramente atingidos pela passagem do furacão Ida em Fairview, New Jersey.

O apartamento térreo onde moram foi completamente inundado e eles só conseguiram sair após muita luta e ajuda de socorristas quando a tempestade passou pela região.

O marido de Edi, Branko, tem locomoção limitada após sofrer um derrame e problemas graves na coluna. Eles perderam todos os bens materiais, incluindo o carro, e precisam encontrar um novo lugar para morar.

"A gente não tem para onde ir ainda. Temos que achar um outro apartamento que seja compatível com os problemas de saúde do meu marido. Ele já sofreu dois derrames e não consegue se locomover direito. Não pode ter escada, por exemplo. Estamos numa situação muito difícil porque o proprietário desse apartamento disse que temos que sair, já até chamou a polícia para nós", contou Edi ao Gazeta News.

Campanha

Uma campanha foi aberta no GofundMe visando arrecadar dinheiro suficiente para que eles possam alugar um outro lugar para morar e adquirir móveis, eletrodomésticos, etc. "Para a gente recomeçar", diz Edi.

"Como muitos de vocês sabem, a tempestade tropical Ida causou inundações, danos severos e devastação completa em algumas partes da área dos três estados. Minha querida amiga Edi e seu marido Branko perderam tudo na noite de quarta-feira na esteira da tempestade.

Seu apartamento térreo foi completamente inundado, com água subindo a mais de 1,5 metro de altura. O marido de Edi, Branko, ficou preso no apartamento, após sofrer um derrame e problemas graves na coluna, incapaz de se mover para um lugar seguro.

Com a ajuda dos socorristas, Branko conseguiu sair do apartamento com segurança, mas eles perderam tudo.

Seu apartamento, sua mobília, todos os seus pertences pessoais e seu carro foram destruídos na enchente. Edi e Branko precisam recomeçar completamente e reconstruir sua vida aqui. Qualquer ajuda e assistência que você possa fornecer para colocá-los de volta em ação será muito apreciada. Os fundos serão usados para garantir novas moradias, móveis, roupas e para repor muitos dos pertences perdidos", explica a amiga Michelle Michael que está organizando a campanha em nome do casal.

Furacão devastador

O furacão Ida, um dos mais poderosos a atingir a Costa do Golfo dos Estados Unidos, chegou à Louisiana no final de agosto e seguiu para o Nordeste do país, causando intensas e repentinas inundações em Nova York, Nova Jersey, Filadélfia e outros estados.

O número de mortos subiu para pelo menos 50 pessoas, 27 delas em New Jersey. O fenômeno causou estragos a mais de 1.600 quilômetros do local em que tocou o solo, na Louisiana.

Para ajudar, acesse a campanha aqui.

Em sua página no Instagram, a brasileira mostra um pouco como ficou o apartamento e o trabalho para tentar limpá-lo após ser tomado por lama.