Amazon cobrirá 100% da faculdade para funcionários dos EUA

Por Arlaine Castro

Mais de 750 mil funcionários são elegíveis para o programa, que passa a valer em janeiro de 2022.

A Amazon anunciou que pagará integralmente a mensalidade de cursos superiores para funcionários que atuam nos Estados Unidos. Também serão custeados a retirada de diplomas de ensino médio e certificados de proficiência em inglês.

Mais de 750 mil funcionários são elegíveis para o programa, que passa a valer em janeiro de 2022. Para que o curso seja custeado, o trabalhador precisa estar empregado a pelo menos três meses na Amazon.

A empresa explicou que pagará antecipadamente mensalidades e taxas, em vez de oferecer o reembolso após a conclusão do curso. "Isso garante que os funcionários não precisem dos fundos existentes para começar a acessar as opções de educação que desejam", informou em comunicado.

Segundo a empresa, o investimento previsto é de US$ 1,2 bilhão até 2025.

"A Amazon é agora a maior criadora de empregos nos EUA e sabemos que investir em treinamento gratuito de habilidades para nossas equipes pode ter um grande impacto para centenas de milhares de famílias em todo o país", disse Dave Clark, CEO da organização Worldwide Consumer da Amazon, em nota.

"Lançamos o Career Choice há quase 10 anos para ajudar a remover as maiores barreiras à educação continuada - tempo e dinheiro - e agora estamos expandindo ainda mais para pagar a mensalidade integral e adicionar vários novos campos de estudo."

À medida que o mercado de trabalho se torna mais competitivo, a Amazon está aumentando os incentivos para atrair trabalhadores. Em algumas áreas do país, a Amazon está oferecendo bônus de assinatura para novos funcionários no valor de até US $ 3.000.

Contratações abertas

A Amazon está em uma onda de contratações desde o início da pandemia e contratou 500.000 funcionários em 2020. Em maio, a empresa anunciou a contratação de mais 750.000 trabalhadores em seus armazéns e redes de entrega nos EUA e Canadá. Os empregos oferecem um salário inicial de US $ 17 por hora, refletindo os recentes aumentos salariais, que aumentaram os salários entre 50 centavos e US $ 3 por hora para mais de meio milhão de seus funcionários de operações nos EUA.

Varejistas rivais, incluindo Walmart e Target, também aumentaram seus benefícios para a educação nos últimos meses. A Target lançou em agosto um programa que cobre o custo de cursos de graduação e associados em escolas selecionadas. O Walmart disse em julho que pagaria 100% das mensalidades da faculdade e custos de livros para associados do Walmart e Sam's Club. Com informações do canal CNBC.