Nicholas, 14ª tempestade nomeada, atinge o Texas como furacão de categoria 1

Por Arlaine Castro

Nicholas atingiu a costa na parte oriental da Península de Matagorda e logo foi rebaixado a uma tempestade tropical com ventos de 112 km/h.

A tempestade tropical Nicholas atingiu a costa do Texas na manhã desta terça-feira, 14, como um furacão de categoria 1 e despejou mais de 30,5 centímetros de chuva na mesma área inundada pelo furacão Harvey em 2017, inundando também a Louisiana, desligando a energia de centenas de milhares de pessoas e trazendo o potencial para enchentes potencialmente fatais em todo a costa sul do Golfo.

Nicholas atingiu a costa na parte oriental da Península de Matagorda e logo foi rebaixado a uma tempestade tropical com ventos de 112 km/h. Estava a cerca de 15 milhas (25 quilômetros) ao sul-sudoeste de Houston, Texas, com ventos máximos de 60 mph (95 km / h) na manhã desta terça-feira, de acordo com o National Hurricane Center em Miami.

Moradores ao longo da costa de Port Aransas a Port O’Connor enfrentam a tempestade que pode elevar o nível das águas em até 1,5 metro enquanto Nicholas se move rapidamente para o norte-nordeste a 8 mph, de acordo com o Centro Nacional de Furacões.

Voos cancelados e escolas fechadas

Quase todo o litoral do estado estava sob alerta de tempestade tropical, que inclui potenciais inundações repentinas e inundações urbanas. O governador do Texas, Greg Abbott, disse que as autoridades colocaram equipes de resgate e recursos na área de Houston e ao longo da costa.

Mais de 330 voos de ou para os aeroportos William P. Hobby e George Bush Intercontinental em Houston já foram cancelados, de acordo com o site de rastreamento de voos FlightAware. Todos os terminais do porto de Houston estarão fechados nesta terça-feira de manhã em antecipação à tempestade, de acordo com postagem da conta oficial do porto no Twitter.

O Distrito Escolas Independente de Houston e o Distrito Escolas Independente de Galveston anunciaram na segunda-feira que as escolas da região seriam fechadas na terça-feira.

A CenterPoint Energy relatou que mais de 300.000 clientes perderam energia com a tempestade que atingiu Houston e que espera que esses números continuem a aumentar. Em toda a Louisiana, quase 120.000 clientes permaneceram sem energia na manhã de segunda-feira, de acordo com o site de rastreamento de concessionárias poweroutage.us.

Temporada movimentada

Nicholas é a 14ª tempestade nomeada na temporada de furacões de 2021 no Atlântico.
A previsão da temporada de furacões do Centro de Previsão do Clima da NOAA é de um total de 15 a 21 tempestades nomeadas, o que significa aquelas com ventos de velocidade de pelo menos 39 mph, e 7 a 10 furacões, dos quais 3 a 5 estão previstos como grandes furacões de Categoria 3 ou superior.

Agora, os meteorologistas do National Hurricane Center também estão de olho em duas outras áreas para o desenvolvimento de tempestades em potencial, que podem se tornar depressões tropicais ainda esta semana. Com informações do Sun Sentinel.