Brasileira Natalicia Tracy é a mais nova integrante do governo Biden-Harris

Por Arlaine Castro

Natalicia Tracy foi nomeada Conselheira de Política Sênior no Departamento de Trabalho dos Estados Unidos.

A brasileira Natalicia Tracy é a mais nova integrante do governo BidenHarris. Ela acaba de ser nomeada Conselheira de Política Sênior no Departamento de Trabalho dos Estados Unidos.

Tracy deixa o posto de Diretora Executiva do Centro do Trabalhador BrasileiroBrazilian Worker Center após mais de 10 anos de atuação. Em sua trajetória nos EUA, ela trabalhou também como Estrategista de Políticas Públicas no Centro do Trabalhador Brasileiro de Connecticut, pesquisadora da Universidade de Massachusetts e Brown University.

Suas áreas de experiência incluem: Política de imigração, política social, estudos trabalhistas, transnacionalismo, família e raça e classe.

"Embora eu seja extremamente grata por todos os anos que passei trabalhando em nossa comunidade, estou muito honrada em anunciar que aceitei o cargo de Sênior na administração Biden-Harris como Conselheira de Política Sênior no Departamento de Trabalho dos EUA, OSHA. Estou muito animada com esta oportunidade de servir na administração com a intenção de criar políticas de trabalho mais justas e inclusivas que irão beneficiar a segurança, dignidade e bem-estar de todos os trabalhadores. Um trabalhador é um trabalhador!", escreveu em sua página no Facebook.

De babysitter a PHd em Massachusetts

Com uma forte atuação junto à maior central norte-americana de trabalhadores, a AFL-CIO, Natalícia Tracy é personagem de uma inspiradora trajetória.

Em entrevista ao jornal da USP, a paulista contou que chegou aos Estados Unidos com 17 anos para trabalhar como babá de uma família brasileira. Dois anos depois, a família voltou ao Brasil e Natalícia ficou sozinha na condição de indocumentada.

Disposta a enfrentar o risco de viver ilegalmente e praticamente sem falar o idioma local, ela foi trabalhar como cuidadora de idosos. Nesse período, conseguiu apoio para estudar inglês e completar os estudos universitários chegando a obter PhD, o que lhe deu a condição de se tornar professora na Universidade de Massachusetts.