Criança morre após contrair ‘ameba comedora de cérebro’ no Texas

Por Arlaine Castro

O CDC confirmou a presença da ameba Naegleria fowleri ativa em amostras de água da fonte aquática recreativa usada pela criança.

Uma criança morreu após contrair uma rara ameba “comedora de cérebro” em uma fonte aquática recreativa do condado de Arlington, no Texas. A confirmação do óbito foi feita pelas autoridades na segunda-feira, 27.

Segundo as autoridades, o menino de 6 anos foi hospitalizado em 5 de setembro com diagnóstico para meningoencefalite amebiana primária, uma infecção rara e frequentemente fatal causada por uma ameba chamada Naegleria fowleri, de acordo com um comunicado à imprensa conjunto do Departamento de Saúde Pública do Condado de Tarrant e da cidade de Arlington.

Ele morreu em 11 de setembro. Para proteger a identidade, nenhum outro detalhe sobre ele foi divulgado.

Dias depois, o CDC confirmou a presença da ameba Naegleria fowleri ativa em amostras de água da fonte aquática recreativa e do sistema que fornece água para a área que foram levadas entre 10 e 14 de setembro, levando as autoridades a concluir que a criança provavelmente foi exposta lá.

Ao inspecionar os registros do parque, as autoridades municipais descobriram que os funcionários não documentaram as leituras da qualidade da água em dois dos três dias em que a criança visitou a fonte aquática no final de agosto e início de setembro, disse o comunicado.

Os níveis de cloro, produto químico usado para desinfetar a água da almofada, estavam dentro do exigido pelo estado dois dias antes da última visita da criança, mas uma leitura no dia seguinte à visita mostrou que os níveis haviam caído abaixo do exigido, segundo o comunicado. O cloro foi adicionado ao sistema de água depois, mostram os registros do parque.

As autoridades municipais disseram que o risco de infecção da ameba é "muito baixo", observando que o CDC afirma que houve apenas 34 casos notificados de infecção entre 2010 e 2019.
Naegleria fowleri é comumente encontrada no solo e em água doce quente, como lagos, rios e fontes termais, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Também pode ser encontrado em piscinas mal conservadas ou sem cloro.

O organismo infecta as pessoas quando a água que contém a ameba entra no corpo pelo nariz, de acordo com o CDC. A ameba Naegleria fowleri então sobe pelo nariz até o cérebro, onde destrói o tecido cerebral.
Autoridades de Arlington disseram que a água potável da cidade não foi afetada. Com informações do canal CBS.

Leia outros casos sobre a bactéria em 

"O MILAGRE QUE ANDA": BRASILEIRA INFECTADA PELA BACTÉRIA CARNÍVORA CONTA SUA HISTÓRIA

MENINO MORRE APÓS CONTRAIR AMEBA 'COMEDORA DE CÉREBRO' NO NORTE DA FLÓRIDA