Brasileiro baleado em Chicago acorda do coma, mas estado ainda é grave

Por Arlaine Castro

João Pedro Elisei Marchezani, 23 anos, está internado após ter levado um tiro na cabeça em Chicago no dia 5 de setembro.

O jovem brasileiro João Pedro Elisei Marchezani, 23 anos, que está internado após levar um tiro na cabeça em Chicago, acordou do coma induzido e conseguiu se comunicar, mas seu estado de saúde ainda é grave.

"Ele não tem previsão de alta hospitalar, mas eu sei que vou levar meu filho para casa", afirma Mônica Marchezani, mãe do jovem.

O crime aconteceu na noite do sábado, 4 de setembro, quando João estava seguindo de carro com amigos e a namorada pela região de Chicago. Quando pararam no semáforo, foram atacados por ladrões armados.

Baleado na cabeça, ele precisou passar por duas cirurgias delicadas no cérebro, ficou em coma induzido, acordou, mas a recuperação é muito lenta e luta para sobreviver.

"Meu menino depois da segunda cirurgia: retiraram uma parte da Calota Craniana do lado direito, retiraram a bala e colocaram 2 drenos e 1 medidor de pressão cerebral", detalhou a mãe em um post do Facebook. "Nenhuma mãe, nenhum pai merece ter um filho nessa situação. Foram as horas, os momentos mais difíceis e assustadores da nossa vida! Eu pedia para Deus me deixar estar no lugar do meu filho", completou.

Sem conseguir falar, por causa da traqueostomia, o rapaz se comunicava apenas por meio de apertos com a mão direita e também, em alguns momentos, com leitura labial, segundo a mãe. Mas em um áudio enviado esta semana ao pai, Flávio Marchezani, João conseguiu dizer algumas frases. 

Consciente, segundo a mãe, ele se lembra do que aconteceu e a primeira coisa que ele disse foi que achou que tivesse morrido. Ele apresenta melhora, mas o quadro ainda é grave. "Ele está confuso, não se lembra de detalhes e sente muita dor", disse Mônica. 

A polícia de Chicago investiga o crime como assalto ou briga de trânsito.


Como ajudar 

O jovem tinha acabado de se mudar para Chicago, é estudante de engenharia robótica e não tem um emprego regular, então não tem plano de saúde, segundo a família. Uma campanha foi aberta no GofundMe para ajudar.

No Brasil, os dados bancários para doação são:
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
AG: 3216 (OP:001)
C/C: 1157-7
Antonio Flavio Passos Marchezani
CPF: 256.532.838-94

"Em nome de toda família, eu agradeço imensamente por todas as orações, pensamentos positivos e bons fluídos!! A ajuda financeira que o João Pedro está recebendo é muito abençoada e será muito importante para a suas despesas. Muito obrigado!", escreveu o pai.