Gabby Petito foi estrangulada, revela autópsia

Por Arlaine Castro

O corpo da blogueira Gabby Petito, de 22 anos, foi localizado no Parque Nacional Grand Teton, em Wyoming, no dia 19 de setembro.

A jovem blogueira Gabby Petito foi estrangulada de três a quatro semanas antes de seu corpo ser encontrado, segundo o chefe do departamento legista do condado de Teton, em Wyoming, Brent Blue. Sd informações são do canal CNBC. 

As informações foram anunciadas em uma entrevista coletiva nesta terça-feira, 12, após análises da autópsia e de exames toxicológicos. Gabby Petito morreu por “estrangulamento manual”, de acordo com o médico legista.

A patologista anatômica e forense certificada pelo conselho, Priya Banerjee, descreveu o estrangulamento manual como "de perto e pessoal, é muita raiva e muito direcionado para a vítima".

O legista acrescentou que o corpo foi deixado "na natureza" durante esse período, mas — sem poder revelar detalhes por causa da legislação local — não respondeu se estava enterrado ou exposto e se sofreu algum impacto do ambiente ou de ataques de animais. O legista também não disse se havia ferimentos ou lesões que indicassem agressões.

Testemunhas viram Petito pela última vez em 24 de agosto, quando ela deixou um hotel em Salt Lake City, e ela postou sua última foto no dia seguinte. Dias antes, em 12 de agosto, uma pessoa ligou para o 911 relatando que Laundrie estava batendo em Petito na frente da Moonflower Community Cooperative em Moab, no estado de Utah.

Pouco depois de confirmar que o corpo localizado no Parque Nacional Grand Teton, em Wyoming, no dia 19 de setembro, era de Petito, as autoridades afirmaram que a perícia inicial já indicava que ela havia sido assassinada, mas não informaram de que maneira.

Brian Laundrie, noivo de Petito, continua desaparecido e sendo procurado. Ele não foi acusado formalmente pela morte da influencer, mas foi indiciado em 23 de setembro porque teria usado o cartão de débito pessoal da jovem após seu desaparecimento, o que é ilegal.

O funeral da jovem aconteceu no dia 26 em Long Island, Nova York. Família, amigos e fãs homenageiam a influenciadora em uma cerimônia aberta ao público.

A família tinha a intenção de cremar o corpo. Segundo a rede de TV Fox News, o FBI não liberou o corpo a tempo, pois ainda finalizava exames para a investigação do caso, e a cerimônia aconteceu com a urna vazia.

A morte dela causou enorme comoção em todo os EUA. Ela e o noivo, Brian Laundrie, de 23 anos, estavam viajando pelo país em uma van, o que a tornou bastante conhecida nas redes sociais.

O sumiço do noivo

Laundrie teria sido visto pela última vez na Flórida. Sua família é da região de North Porth, costa oeste do estado. Ele voltou da viagem no dia 1° de setembro sem a noiva. Segundo seus pais, sem contar o que aconteceu, ele saiu de casa dias depois dizendo que faria trilha na reserva Carlton, região de Sarasota, sem levar sua carteira e seu celular, e eles temiam que ele fizesse algo contra si mesmo.

"Embora o mandado permita que a polícia prenda o senhor Laundrie, o FBI continua investigando os fatos e as circunstâncias do homicídio da senhora Petito", disse em nota o FBI.

Com o indiciamento pela fraude no cartão de débito, Laundrie, que não responde pela morte de Petito, poderá ser preso por qualquer agente policial caso seja encontrado.

A polícia ainda o trata como uma "pessoa de interesse" na questão do homicídio (termo usado nos EUA para designar um suspeito ou uma pessoa que possa ter relação com a investigação).