Garota é salva de sequestro após mostrar sinal de socorro em Kentucky

Por Arlaine Castro

O gesto consiste na palma da mão aberta, com o polegar ao meio e depois fechada. O movimento pode significar "violência doméstica" e "preciso de ajuda".

Uma garota de 16 anos foi salva de sequestro em Kentucky graças a um sinal de socorro aprendido no TikTok para mostrar que estava em perigo.

A adolescente estava em um carro com o sequestrador quando fez o sinal para outro motorista que passava. Este reconheceu o sinal de "violência doméstica" e chamou a polícia.

O caso aconteceu na última quinta-feira, 4, em uma rodovia interestadual do Kentucky. A menina é da Carolina do Norte e tinha sido dada como desaparecida pela família. Segundo as informações do New York Post, o homem, identificado como James Brick, de 61 anos, levava a jovem em seu carro e seguia para Ohio.

A pessoa que ligou para a polícia informou que a situação era estranha, e que seguia o veículo, porque a menina utilizava o gesto que representa "violência doméstica, eu preciso de ajuda, violência doméstica".

Quando foram parados, a polícia identificou a menina como sendo uma jovem que foi relatada como desaparecida pelos pais na terça-feira (2) na cidade de Asheville, no estado da Carolina do Norte.

"Uma verificação através do NCIC confirmou que ela era uma pessoa desaparecida", disse o gabinete do xerife Laurel em um post no Facebook.

TikTok SOS

O gesto aprendido e reproduzido pela adolescente consiste na palma da mão aberta, com o polegar ao meio (semelhante à representação do número quatro), sendo posteriormente fechada. O movimento pode significar “violência doméstica” e “preciso de ajuda”.

O TikTok SOS ganhou popularidade durante paralisações pandêmicas como uma forma de as pessoas indicarem que estavam em situações inseguras em casa.

O motorista que viu a mensagem reconheceu o gesto e entrou em contrato com a polícia, informando a placa do carro e o local no qual viu o veículo. As autoridades então acharam o carro que transportava a adolescente, a resgataram e prenderam o sequestrador, identificado como James Herbert Brick. No celular do sequestrador foi encontrada a foto de uma menor em um contexto sexual. Não ficou claro se é da adolescente. 

A menor relatou às autoridades ter entrado no carro de Brick por vontade própria, mas depois acabou temendo por sua segurança. Ela já se encontra na companhia de sua família, enquanto seu sequestrador responderá por acusações de sequestro e posse de pornografia infantil. Não ficou claro se o homem e a menina já se conheciam.