Biden libera 50 milhões de barris de petróleo contra alta no preço do gás

Por Arlaine Castro

Biden diz que EUA têm compromisso de defender Taiwan

O presidente Joe Biden anunciou liberação de 50 milhões de barris de petróleo do estoque de emergência do país para reduzir os custos de energia em meio a um recente aumento nos preços do gás e da inflação nos EUA, anunciou a Casa Branca nesta terça-feira, 23.

Trinta e dois milhões de barris serão liberados da Reserva Estratégica de Petróleo nos próximos meses e serão substituídos nos próximos anos. Outros 18 milhões de barris que o Congresso já havia autorizado para venda serão lançados nos próximos meses, segundo a Casa Branca

"Os consumidores americanos estão sentindo o impacto dos preços elevados da gasolina nas bombas e nas contas de gás para aquecimento doméstico, e as empresas americanas também estão, porque o fornecimento de petróleo não acompanhou a demanda enquanto a economia global emerge da pandemia", disse a Casa Branca em um comunicado.

"É por isso que o presidente Biden está usando todas as ferramentas disponíveis para trabalhar para reduzir os preços e resolver a falta de oferta."

A medida faz parte do esforço para reduzir os altos preços do combustível e enfrentar a falta de abastecimento de petróleo em todo o mundo e ocorre após meses de negociações diplomáticas e será realizada em paralelo com outros grandes consumidores de energia, incluindo China, Índia, Japão, República da Coréia e Reino Unido.

Biden tem estado sob crescente pressão política para fornecer aos americanos alívio dos preços mais altos do gás e tomar medidas para controlar a inflação, que no mês passado atingiu a maior alta em 31 anos.

Os preços médios da gasolina caíram esta semana pela segunda semana consecutiva, caindo 1,9 centavos em relação à semana anterior, de acordo com o site de preços de combustível GasBuddy. O preço médio é de US $ 3,39 por galão, de acordo com dados que o GasBuddy compilou de mais de 11 milhões de relatórios de preços individuais cobrindo mais de 150.000 postos de gasolina em todo o país.

A média nacional aumentou 2,8 centavos em relação ao mês anterior e US $ 1,30 por galão a mais do que há um ano. O preço médio nacional do diesel subiu 0,1 por cento na semana passada e está em US $ 3,63 por galão. Com informações do USA Today.