92% dos funcionários federais tomaram ao menos uma dose da vacina covid-19, diz Casa Branca

Por Arlaine Castro

Sandra Lindsay, enfermeira que foi a primeira pessoa a ser vacinada contra Covid-19 nos EUA. A enfermeira do Long Island Jewish Medical Center recebeu o imunizante da dra. Michelle Chester, do Northwell Health, em New Hyde Park, Nova York 14/12/2020 Mark Lennihan/Pool via REUTERS

Um total de 92% dos funcionários federais dos EUA receberam pelo menos uma dose de uma vacina COVID-19, em conformidade com o mandato do governo, disse o Escritório de Gestão e Orçamento da Casa Branca (OMB) na quarta-feira, 24.

No geral, 96,5% dos 3,5 milhões de trabalhadores federais foram considerados em conformidade com o mandato do governo porque foram vacinados ou tiveram um pedido de isenção concedido ou em consideração.

O maior número de vacinações parciais até terça-feira foi na Agência para o Desenvolvimento Internacional, que teve 97,8%, seguida de perto pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos com 96,4% e Departamento de Estado com 96,1%, de acordo com dados fornecidos pela Casa Branca na quarta-feira.

As agências de aplicação da lei ficam para trás em vacinas, com o Departamento de Justiça com 89,8%. O Departamento de Assuntos de Veteranos está com 87,8% das vacinações parciais, embora o Departamento de Defesa tenha 93,4% e o Departamento de Segurança Interna com 88,9%. O órgão de governo com menor número de empregados parcialmente vacinados foi o Ministério da Agricultura, com 86,1%.

Mas, no geral, 96,5% dos funcionários federais foram considerados em conformidade com a política, que também inclui isenções médicas ou religiosas que ainda estão sendo avaliadas. O resto é considerado fora de conformidade, mas os funcionários enfatizaram que "não é um penhasco" e que os trabalhadores receberão aconselhamento para serem vacinados ou solicitar uma isenção. Só então a rescisão seria considerada.

“Sabemos que os requisitos da vacina funcionam”, disse o secretário de imprensa assistente da Casa Branca, Kevin Munoz. “Esperamos que nossa implementação envie uma mensagem clara às empresas para que avancem com medidas semelhantes que protejam sua força de trabalho, protejam seus clientes e protejam nossas comunidades”.

Funcionários da Casa Branca disseram que os dados são apenas um instantâneo e que os números continuarão a aumentar nos próximos dias e semanas. Enquanto trabalham com vacinas adicionais e exceções, não haverá interrupções nos serviços do governo.

A taxa de vacinação federal supera a taxa de vacinação de todos os americanos. Cerca de 82,2% dos adultos americanos, ou mais de 212 milhões de pessoas, receberam pelo menos uma dose. Destes, cerca de 71%, ou mais de 183 milhões, estão totalmente vacinados. Com informações da AFP.