"Além da negligência" - pais de aluno que abriu fogo em escola do Michigan serão penalizados

Por Arlaine Castro

Ethan Crumbley, de 15 anos, abriu fogo na Oxford High School matando quatro estudantes e ferindo outras sete pessoas, inclusive uma professora, na terça-feira, 30 de novembro.

Os pais de um adolescente que abriu fogo e matou quatro alunos em uma escola do Michigan na terça-feira foram acusados de homicídio involuntário nesta sexta-feira, 3. Outras sete pessoas, inclusive uma professora, ficaram feridas. Três estão hospitalizadas, mas sem risco de morte.

Para a promotora do condado de Oakland, Karen McDonald, os pais foram além de negligentes, mas cometeram atos “flagrantes”, incluindo comprar uma arma e colocá-la à disposição de Ethan Crumbley, de 15 anos, e não intervir quando foram convocados à escola por causa do comportamento do filho no mesmo dia do tiroteio.

Funcionários da escola disseram a James e Jennifer Crumbley para colocar seu filho de 15 anos em aconselhamento, disse McDonald. Naquele dia, a mãe mandou uma mensagem para o filho após o tiroteio, dizendo: “Ethan, não faça isso”, revelou a promotora.

De acordo com a lei de Michigan, a acusação pode ser processada se os promotores acreditarem que alguém contribuiu para uma situação em que o dano ou a morte foram altos.

 

"Além da negligência"

Para a promotoria, novas evidências revelam que o tiroteio poderia ter sido evitado, principalmente pelos pais. A arma semiautomática usada no tiroteio foi comprada pelo pai de Crumbley quatro dias antes. Ela estava "disponível gratuitamente" para o adolescente e as ações dos pais foram "muito além da negligência", segundo a promotora.

 

Pais na escola aluno na diretoria

Mike Bouchard, xerife de Oakland, cidade a 30 milhas (50 quilômetros) ao norte de Detroit, revelou na quarta-feira que, poucas horas antes do tiroteio, os pais se reuniram com funcionários da escola sobre o comportamento do filho na sala de aula. O adolescente chegou a ser chamado na diretoria, mas o diretor garante que não foi imposta nenhuma penalidade por seu comportamento e ele foi liberado.

Ele então continuou na escola e depois saiu de um banheiro com uma arma, atirando em estudantes no corredor, disse a polícia.

Julgado como adulto

Durante audiência na quarta-feira, 1°, foram estabelecidas as acusações ao adolescente. Ele vai responder como adulto em uma acusação de terrorismo causando morte, quatro acusações de homicídio de primeiro grau, sete acusações de agressão com intenção de homicídio e 12 acusações de porte de arma de fogo para cometer um crime. Se condenado, ele pode pegar prisão perpétua sem liberdade condicional.

Qual a responsabilidade dos pais?

Nos EUA, os pais raramente são acusados de tiroteios em escolas envolvendo seus filhos, mesmo que a maioria dos menores pegue armas da casa de um dos pais ou parente, de acordo com especialistas.

Não existe nenhuma lei do Michigan que exija que os proprietários de armas mantenham as armas protegidas do alcance das crianças. Mas a promotoria sugeriu que há mais para construir um caso.

“Tudo o que posso dizer neste momento é que essas ações em nome da mãe e do pai vão muito além da negligência”, disse a promotora ao WJR-AM. “Obviamente, estamos processando o atirador em toda a extensão. ... Existem outras pessoas que devem ser responsabilizadas. ”

Como o caso está sob investigação, qualquer pessoa com informações sobre o tiroteio deve entrar em contato com o Gabinete do Xerife do Condado de Oakland em 248-858-4911 ou por e-mail em ocso@oakgov.com.  Fonte: Click On Detroit.