EUA iniciam novas regras de viagens internacionais e domésticas

Por Arlaine Castro

As novas regras de viagem se aplicam a todos os passageiros, mesmo vacinados, a partir de 2 anos de idade, diz o Centro de Controle e Proteção de Doenças.

A partir desta segunda-feira, 6, qualquer pessoa que queira viajar para os EUA deve apresentar o resultado negativo de um teste COVID feito um dia antes do embarque. As novas regras de viagem se aplicam a todos os passageiros, mesmo vacinados, a partir de 2 anos de idade, diz o Centro de Controle e Proteção de Doenças.

A variante delta ainda é considerada a maior ameaça, mas a ômicron tem se espalhado a uma taxa alarmante. Pelo menos 17 estados relataram a nova variante e o país luta para não deixar que muitas pessoas se infectem novamente.

"Todos os passageiros aéreos de 2 anos ou mais com um voo partindo de um país estrangeiro para os EUA a partir de 6 de dezembro de 2021 devem apresentar um resultado negativo do teste viral COVID-19 feito não mais de 1 dia antes da viagem, ou documentação de recuperação da COVID-19 nos últimos 90 dias, antes do embarque", orienta a embaixada dos EUA no Brasil

Período do teste

O período de um dia refere-se a um dia antes do embarque. Estabelecendo o período de um dia, a aceitabilidade do teste não depende da hora do voo ou da hora do dia em que o teste foi realizado. Por exemplo, se o seu voo é às 13h de uma sexta-feira, o passageiro pode embarcar com um teste negativo feito a qualquer momento da quinta-feira anterior.

Tipos de testes aceitos

- O passageiro deve apresentar um teste antígeno ou PCR negativo.
- Os testes rápidos são aceitáveis se forem um teste viral que atenda aos requisitos do Pedido.
- Autoteste (às vezes chamado de teste doméstico) que atenda aos seguintes critérios:

O teste deve ser um teste viral SARS-CoV-2 (teste de amplificação de ácido nucléico [NAAT] ou teste de antígeno) com Emergency Use Authorization (EUA) do U.S. Food and Drug Administration (FDA). O procedimento de teste deve incluir um serviço de telessaúde afiliado ao fabricante do teste que forneça supervisão em tempo real remotamente por meio de uma conexão de áudio e vídeo.

Regulamentações de viagens aéreas

Além dos novos regulamentos para viagens internacionais, os mandatos de máscaras que exigem que os viajantes usem máscaras dentro de aeroportos e aviões continuarão até 18 de março de 2022.

Durante todo o inverno, permanece a exigência de máscara em aviões, trens, metrôs ou qualquer outro tipo de transporte público dos EUA. A multa para quem se recusar a usar a cobertura facial pode chegar a três mil dólares, segundo a Transportation Security Administration.

As principais autoridades de saúde dizem que os novos casos de COVID aumentaram 19% em apenas duas semanas, o que eleva a nova contagem de casos notificados para 108.000 por dia.

“Mesmo que seja uma doença leve, é importante que ainda ajamos com rapidez agora para tomar medidas para controlar sua disseminação”, disse Maria Van Kerkhove, da Organização Mundial da Saúde. “Porque mesmo que tenhamos um grande número de casos leves, alguns desses indivíduos vão precisar de internação, vão precisar ir para a UTI e algumas pessoas vão morrer”.