Tornados EUA: busca por sobreviventes segue após mais de 100 mortes

Por Arlaine Castro

Prefeitura de Mayfield destruída depois da passagem dos tornados, em Kentucky.

Os serviços de emergência continuam buscando sobreviventes após uma série de tornados atingir a região do Meio-Oeste dos Estados Unidos levando destruição a pelo menos oito estados. 

Pelo menos 50 tornados atingiram os estados segundo o National Weather Service.

Em uma fábrica de velas localizada em Kentucky se tornou símbolo da devastação causada pelos tornados que deixaram ao menos 94 mortos só no estado.

Autoridades do Arkansas relataram duas mortes relacionadas ao clima; Tennessee confirmou quatro; Illinois relatou seis; e Missouri dois.

Em Mayfield, no estado de Kentucky, a devastação foi pior. Cerca de 110 funcionários estavam trabalhando na fábrica na sexta-feira (10) à noite para darem conta da demanda da temporada de Natal, quando o tornado destruiu tudo. Várias dezenas desses trabalhadores continuam desaparecidos.

"É uma operação muito triste e séria neste momento", disse o coordenador de ajuda de Kentucky, Michael Dossett, confirmando que nenhum sobrevivente foi retirado dos escombros durante a madrugada. "É a visão de uma zona de guerra", acrescentou à rede CNN.

"Ainda há esperanças. Mas, por enquanto, o que esperamos é um refúgio acolhedor para nossos sobreviventes", afirmou a a prefeita de Mayfield, Kathy O'Nan, à NBC.

Vários parques estaduais em Kentucky foram abertos para ajudar famílias que perderam suas casas.

Mais de 300 soldados da Guarda Nacional estão de serviço em nove condados. Mais de 100 deles estão estacionados no condado de Graves, disse o Brig. Gen. Robert Larkin, que faz parte da equipe de liderança da Guarda Nacional de Kentucky.

A administração do presidente Joe Biden aprovou uma declaração de desastre no sábado, permitindo mais recursos federais e fundos para as áreas afetadas.

Pelo menos 50 tornados foram registrados em oito estados, de acordo com o Storm Prediction Center do National Weather Service. Os meteorologistas da CNN disseram que um trecho de mais de 400 quilômetros de Arkansas a Kentucky pode ter sido atingido por um violento tornado de longa distância.

Segundo Criswell, administrador da FEMA, as fortes tempestades são o "novo normal" em uma era de mudanças climáticas.

Outro local particularmente afetado foi um depósito da Amazon em Edwardsville, em Illinois, onde ao menos seis pessoas morreram. As equipes de resgate continuam as tarefas de busca nesta segunda-feira. 

"Estamos de coração partido pela perda dos nossos colegas. Nossos pensamentos e orações estão com suas famílias e entes queridos", disse o fundador da Amazon, Jeff Bezos, no Twitter. Com informações da CNN e Reuters.