CDC investiga dois surtos de bactéria ligados a saladas embaladas

Por Arlaine Castro

As marcas incluem Fresh Express, Bowl & Basket, Giant Eagle, Little Salad Bar, Marketside, O Organics, Signature Farms, Simply Nature, Weis Fresh from the Field e Wellsley Farms Organic.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estão atualmente investigando dois surtos separados de contaminação pela bactéria Listeria, ambos ligados a saladas embaladas.

Além dos produtos da marca Dole Fresh Vegetables Inc., o recall inclui saladas embaladas para as marcas Walmart, Kroger e Lidl, entre outras.

Um surto está relacionado a saladas embaladas produzidas pela Fresh Express e o outro surto está relacionado a saladas embaladas produzidas pela Dole.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças afirmam que as cepas de listeria descobertas correspondem às de um surto que deixou 16 pessoas doentes, hospitalizou 12 pessoas e matou duas pessoas em 13 estados. Não há casos citados na Flórida. 

De acordo com o aviso de recall publicado pela FDA da Dole, os testes do estado da Geórgia encontraram listeria na Garden Salad da marca Dole, feita nas instalações da empresa em Bessemer City, Carolina do Norte. Testes no estado de Michigan encontraram listeria em alface americana picada das instalações de Yuma, Arizona.

“Os investigadores estão trabalhando para determinar se produtos adicionais podem estar contaminados”. A Dole diz que interrompeu as operações nas fábricas "para realizar um extenso protocolo de limpeza e saneamento".

As saladas embaladas produzidas pela Dole são vendidas sob as marcas: Ahold, Dole, Kroger, Lidl, Little Salad Bar, Marketside, Naturally Better e Nature.

Em 20 de dezembro de 2021, a Fresh Express fez o recall de várias marcas de produtos de salada embalados. O recall inclui todas as datas de uso com códigos de produto de Z324 a Z350.

As marcas incluem Fresh Express, Bowl & Basket, Giant Eagle, Little Salad Bar, Marketside, O Organics, Signature Farms, Simply Nature, Weis Fresh from the Field e Wellsley Farms Organic.

Os produtos em recall terão um código de produto no canto superior direito da embalagem, começando com um “N” (Carolina do Norte) ou “Y” (Yuma, Arizona) e a data de validade será entre 30 de novembro de 2021 e 8 de janeiro de 2022.

O CDC está aconselhando as pessoas a não comer, vender ou servir quaisquer produtos recolhidos.

Confira o comunicado do CDC. 

Bactéria Listeria

A bactéria Listeria pode causar doença grave (conhecida como listeriose invasiva) quando a bactéria se espalha além do intestino para outras partes do corpo.

Contaminação por Listeria mata cerca de 260 dos 1.600 americanos infectados a cada ano, afirma o Centro de Controle e Prevenção de Doenças. Além de idosos e crianças menores de 5 anos serem os mais vulneráveis aos piores efeitos da salmonela, adicione mulheres grávidas. Eles podem sofrer natimortos e aborto espontâneo. Os sintomas da Listeria incluem náuseas, diarreia, febre alta, fortes dores de cabeça, dores de estômago, rigidez, confusão e falta de equilíbrio.