Cidade de Nova York anuncia novas restrições para o Ano Novo na Times Square

Por Arlaine Castro

A comemoração na Times Square normalmente acomoda cerca de 58.000 pessoas nas áreas de exibição, mas este ano será limitada a 15.000 pessoas.

A celebração da véspera de Ano Novo na próxima semana na Times Square será "reduzida", com menos foliões e todos vacinados e obrigados a usar uma máscara, disse o gabinete do prefeito de Nova York, Bill de Blasio, na quinta-feira, 23.

A comemoração na Times Square normalmente acomoda cerca de 58.000 pessoas nas áreas de exibição, mas este ano será limitada a 15.000 pessoas e os visitantes não poderão entrar na área antes das 15h, disse o escritório em um comunicado à imprensa.

Vacina e máscara 

Conforme anunciado anteriormente, todos os visitantes da celebração da Times Square são obrigados a apresentar prova de vacinação se tiverem mais de 5 anos. Qualquer criança menor de 5 anos não vacinada deve estar acompanhada por um adulto vacinado para comparecer, disse o gabinete do prefeito.

"Totalmente vacinado" significa que na data de 31 de dezembro de 2021, a pessoa que quiser participar do evento deverá estar vacinada há pelo menos 14 dias da segunda dose ou pelo menos 14 dias após sua dose única de uma vacina COVID-19 aprovada.

Além disso, todos serão obrigados a usar máscara e mostrar identificação com foto no evento totalmente ao ar livre, diz o comunicado

No início desta semana, de Blasio disse que as autoridades municipais estavam revisando os planos para o evento à luz de um aumento de casos da Covid-19 e da disseminação da variante Omicron.

As medidas adicionais "manterão a multidão totalmente vacinada segura e saudável no início do Ano Novo", disse de Blasio em comunicado à imprensa na quinta-feira.

Na quarta-feira, 22, o prefeito e seus conselheiros de saúde anunciaram que estão abrindo sete novos centros de teste da Covid administrados pela cidade e cinco novos centros administrados pela cidade que distribuirão kits de teste rápido em casa.

A festa anual acontece em um momento em que a cidade de Nova York luta contra um grande aumento nos casos de Covid-19. Mais de 9% das pessoas na cidade que fizeram o teste de Covid contraíram o vírus no sábado. A chamada taxa de positividade, que mostra o nível de infecção em uma área, quase dobrou em uma semana, de acordo com os dados mais recentes do Departamento de Saúde da cidade de Nova York.

A habitual contagem regressiva e a famosa queda da bola aconteceram no ano passado, mas nenhuma multidão foi permitida nas ruas. Outras cidades também realizaram celebrações reduzidas. Com informações da CNN.