Casa Branca vai enviar 500 milhões de testes caseiros de Covid-19 aos estados

Por Arlaine Castro

Os kits de teste domiciliar gratuitos serão entregues às famílias que os solicitarem por meio de um site do governo.

O governo federal vai enviar 500 milhões de kits de teste caseiros da Covid gratuitamente para qualquer família dos Estados Unidos no mês que vem, anunciou a Casa Branca. A iniciativa visa proteger as pessoas de doenças graves e vai coincidir com novos locais de testes federais e de vacinação pop-up.

A variante ômicron tem contribuído para um aumento em novos casos e é a cepa dominante no país, sendo responsável por 73% dos novos casos da Covid na semana passada. Embora seja de sintomas leves, ela pode colocar em risco pessoas não vacinadas e com problemas de saúde, dizem os especialistas de saúde.

Os kits de teste domiciliar gratuitos serão entregues às famílias que os solicitarem por meio de um site do governo. A entrega pelo serviço postal dos EUA começará em janeiro. Alguns estados, incluindo Nova Jersey, New Hampshire, Washington e Massachusetts, já têm programas de kits de teste domiciliar gratuitos em vigor.

O governo federal também planeja criar novos locais de teste em todo o país, além dos 20.000 já operacionais, com o primeiro na cidade de Nova York antes do Natal.

Os testes continuam sendo um dos maiores desafios para o governo, com longas filas se formando nos centros de testes nos últimos dias e os testes rápidos em casa se esgotando rapidamente nas farmácias, disseram autoridades de saúde pública.

Os EUA também ficam atrás de outros países no que diz respeito a tornar os exames acessíveis. Em alguns países, os testes rápidos custam apenas US $ 1, enquanto um pacote de dois testes pode custar aos consumidores dos EUA mais de US $ 20. Biden anteriormente instruiu as seguradoras a cobrirem o custo dos testes domiciliares para os segurados, mas isso ainda requer custos iniciais para os consumidores, que devem registrar as reclamações e aguardar o reembolso.

Biden anunciou também que está direcionando 1.000 membros do exército para ajudar os hospitais a reforçar o quadro de funcionários e implantar a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências para estabelecer operações de transbordamento para hospitais que estão com sua capacidade máxima.

Para ajudar os hospitais, o Departamento de Defesa começará a enviar pessoal, incluindo médicos, enfermeiras e médicos, para hospitais necessitados a partir do próximo mês. Oito estados estabeleceram recordes de hospitalização no domingo, incluindo Ohio e Wisconsin, de acordo com uma análise da NBC News de dados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

Para ver o plano de combate à Covid-19 da Casa Branca, clique aqui. 

 Com informações da Forbes.