Companhias aéreas continuam com milhares de cancelamentos de voos

Por Arlaine Castro

Ao todo, cerca de 2.300 voos norte-americanos foram cancelados no sábado e domingo do fim de semana do feriado de Natal, de acordo com o Flight Aware.

Pelo menos 2.100 voos a mais foram cancelados globalmente nesta segunda-feira, 27, incluindo 766 voos cancelados no domingo, quase 1 mil no sábado e 700 na sexta-feira, véspera de Natal, de acordo com o Flight Aware.

No fim de semana do feriado, as companhias aéreas cancelaram milhares de voos quando a variante Omicron do coronavírus atingiu as tripulações. Ao todo, cerca de 2.300 voos norte-americanos foram cancelados no sábado e domingo do fim de semana do feriado de Natal, com mais de 3.500 globalmente, de acordo com a FlightAware, que fornece dados de aviação.

Flórida

Só no domingo, mais de 1.300 voos nos Estados Unidos e quase 1.700 voos adicionais em todo o mundo foram cancelados. No Aeroporto Internacional Southwest Florida, houve 14 cancelamentos e 130 atrasos. 

O Aeroporto Internacional de Orlando continua registrando alguns cancelamentos nesta segunda-feira. De acordo com o site do aeroporto, há pelo menos 8 cancelamentos de uma variedade de companhias aéreas. Delta, United, JetBlue e American culparam a Omicron pela falta de pessoal que forçou cancelamentos.

Dezenas de voos foram cancelados na manhã de sábado no Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood e no Aeroporto Internacional de Miami.

De acordo com funcionários do aeroporto, havia mais de 20 voos cancelados na FLL e pelo menos 24 voos cancelados no MIA. 

A Delta relatou o maior número de cancelamentos com 290, e a United seguiu com 238.

Aumento de casos positivos 

Embora alguns dos cancelamentos tenham sido causados por mau tempo e problemas de manutenção, várias companhias aéreas reconheceram que a atual onda de casos de coronavírus, que aumentou nos Estados Unidos a níveis não vistos desde o inverno passado, contribuiu significativamente. Um porta-voz da JetBlue disse que a companhia aérea “viu um número crescente de ligações médicas da Omicron”.

12% dos voos da JetBlue, 6% dos voos da Delta Air Lines, 5% dos voos da United Airlines e 2% dos voos da American Airlines no domingo foram cancelados, de acordo com a FlightAware.

A Southwest Airlines cancelou apenas 68 voos, ou 1%, de acordo com a FlightAware, e os cancelamentos foram causados inteiramente pelo clima, disse Dan Landson, porta-voz da Southwest. “Não tivemos nenhum problema operacional relacionado à Covid”, disse ele por e-mail.

Os preços das ações da United, Delta, American e Southwest - as quatro maiores operadoras dos Estados Unidos - caíram 1-2 por cento no pré-mercado nesta segunda-feira. Com informações do The New York Times.