Português é a terceira língua mais falada em três estados

Por

Massachusets, Connecticut e Rhode Island falam mais português.

Destino de imigrantes de todo o mundo, os Estados Unidos são uma caldeirão de línguas, com mais de 300 sendo faladas no país. O inglês é o idioma preponderante, com o espanhol em segundo lugar. Mas o Português é a terceira língua mais falada em três estados americanos.

Segundo um levantamento do Instituto de Políticas Migratórias com base em dados do censo americano, em 2019, quase 70 milhões de pessoas (22% da população) disseram falar uma língua diferente do inglês em casa.

Nesse grupo, seis em cada dez falavam espanhol. As outras línguas principais eram o chinês (5%, incluindo mandarim e cantonês); Tagalog (quase 3%); e vietnamita, árabe, francês e coreano (cerca de 2%).

O português, embora não esteja no topo do ranking, é falado por 846 mil pessoas ou 1,2% da população. E é o idioma mais falado depois do inglês e do espanhol em Massachusetts, Connecticut e Rhode Island, todos no nordeste - região conhecida por abrigar não só um grande número de brasileiros, mas também de portugueses e angolanos.