Novas leis sobre aborto, policiamento e impostos entram em vigor nos EUA

Por Arlaine Castro

Uma série de novas leis entram em vigor em todo o país neste sábado, primeiro dia de 2022.

Aumentos de salário mínimo, proteção animal, responsabilidade policial, corte e aumento de impostos fazem parte de uma série de novas leis que entram em vigor em todo o país neste sábado, primeiro dia de 2022.

Algumas das leis, como restrições ao aborto em New Hampshire ou medidas de reforma da polícia aprovadas em Illinois, Oregon e Carolina do Norte, tratam de algumas das questões mais controversas de todos os tempos.

Outras, como a lei do Maine aprovada após uma explosão de setembro de 2019 que matou um bombeiro e feriu vários outros, têm um foco mais restrito e foram aprovadas para remediar situações específicas.

O Connecticut Parentage Act permite que pais não casados, do mesmo sexo ou não biológicos estabeleçam os direitos dos pais por meio de um formulário simples que dá aos pais recursos legais imediatamente após o nascimento de uma criança.

No Kansas, as pessoas terão permissão para comprar placas especializadas com o símbolo "Não Pise em Mim" e o símbolo da cobra enrolada no que é conhecido como a bandeira Gadsen. Os críticos sugeriram que a bandeira Gadsen se tornou um símbolo racista que foi adotado por alguns grupos de extrema direita.

Aqui está um resumo de algumas das novas leis que entram em vigor no sábado em todo o país:

ABORTO

Em New Hampshire, o aborto será proibido após 24 semanas de gestação, com exceções para a vida ou saúde física da mãe.

Os democratas já elaboraram legislação buscando revogar as novas restrições. Alguns também desejam incluir o direito de tornar as decisões médicas reprodutivas um direito constitucional.

A nova lei em New Hampshire surge no momento em que a Suprema Corte dos EUA está considerando um caso que pode corroer gravemente os direitos ao aborto que duram meio século. Os legisladores republicanos em todo o país estão prontos para restringir ainda mais ou proibir o aborto completamente, enquanto os liderados pelos democratas buscam garantir o acesso ao aborto em sua lei estadual.

BEM ESTAR ANIMAL

No sábado, a Califórnia terá os padrões de espaço de vida mais rígidos do país para suínos reprodutores.

Os processos do setor não conseguiram bloquear a medida que é o resultado de uma iniciativa eleitoral de 2018, mas os donos de mercearias e donos de restaurantes estão agora processando para forçar um atraso de 28 meses. Críticos, incluindo alguns legisladores de ambos os partidos, pediram o adiamento da aplicação da lei até 2024, por medo de que os preços aumentem e os empregos sejam perdidos.

A Califórnia está permitindo a venda contínua de carne suína processada de acordo com as regras antigas, que os proponentes dizem que deve reduzir qualquer escassez e aumento de preço.

Maryland se juntará a vários estados com uma nova lei que proibirá a venda de qualquer novo produto cosmético se ele contiver ingredientes testados em animais.

Em Vermont, uma nova lei proíbe o comércio de peças ou produtos de vários animais exóticos, incluindo elefantes, girafas, tartarugas marinhas, tubarões em extinção, baleias e certos primatas.

A lei inclui isenções para uso policial, educacional ou científico. A lei também permite o comércio de antiguidades que contenham pequenas quantidades do produto de origem animal ou sejam um componente fixo de uma arma de fogo; faca; ou um pequeno instrumento musical adquirido legalmente.

ALTERAÇÕES NA LEI DE DROGAS

A maconha recreativa se tornará legal em Montana. Os eleitores estaduais aprovaram a mudança em uma iniciativa de novembro de 2020.

De acordo com a nova lei, apenas as empresas que forneciam maconha medicinal antes de 3 de novembro de 2020 são elegíveis para cultivar, fabricar e vender maconha para adultos, concentrados e comestíveis até 30 de junho de 2023.

Uma nova lei do Mississippi elimina a exigência de receita para comprar descongestionantes que contenham efedrina ou pseudoefedrina. Pela nova lei, o medicamento estará disponível no balcão das farmácias, e os farmacêuticos serão obrigados a acompanhar quanto é vendido para uma pessoa.

Como muitos outros estados, o Mississippi exigiu uma receita anos atrás porque os agentes antidrogas disseram que os medicamentos com efedrina ou pseudoefedrina estavam sendo usados como ingrediente na metanfetamina cristal. Alguns consumidores reclamaram que os descongestionantes não prescritos não eram fortes o suficiente.

SALÁRIO MÍNIMO

A Califórnia se tornará o primeiro estado a exigir um salário mínimo de US $ 15 a hora para empresas com mais de 25 funcionários. Vários outros locais em todo o país já atingiram o limite de US $ 15.

Mais de 20 outros estados também estão aumentando seus salários mínimos para valores inferiores a US $ 15. Alguns estados não têm lei de salário mínimo estadual, o que significa que dependem do salário mínimo federal de US $ 7,25 por hora.

DISCRIMINAÇÃO FÍSICA

Tanto em Illinois quanto em Oregon, novas leis entram em vigor que proíbem a discriminação com base em características físicas, como penteado.

No Oregon, o projeto de lei conhecido não oficialmente como “Ato da Coroa” proibirá a discriminação com base em “características físicas historicamente associadas à raça”, incluindo estilos de cabelo como tranças, mechas e torções.

Em Illinois, a legislação é conhecida como Lei Jett Hawkins, em homenagem a Gus “Jett ”Hawkins, um estudante negro que aos 4 anos foi instruído a tirar suas tranças porque o penteado violava o código de vestimenta de sua escola em Chicago.

REFORMA DA POLÍCIA

Estimulado pelo cálculo racial após o assassinato de George Floyd e outros negros mortos pela polícia, vários estados aprovaram novas leis de justiça criminal em 2021 - o primeiro ano completo de sessões legislativas estaduais após a morte de Floyd.

Uma lei de Illinois padroniza a certificação de policiais pelo Conselho de Treinamento e Padrões de Aplicação da Lei de Illinois e permite cancelar a certificação de policiais por comportamento errôneo ou antiético repetido, em vez de apenas quando eles são condenados por um crime.

Na Carolina do Norte, os recrutas da aplicação da lei agora devem passar por exames psicológicos por um psicólogo licenciado para determinar sua adequação para o trabalho antes de poderem trabalhar como policial ou deputado. Um mandato anterior não se aplicava a todos.

No Oregon, uma nova lei exige que um policial que testemunhar outro policial se envolvendo em má conduta ou violação dos padrões mínimos de aptidão moral do estado denuncie a um supervisor dentro de 72 horas. Uma agência policial deve concluir uma investigação dentro de três meses e relatar ao estado as descobertas de má conduta que ultrapassem as violações menores.

IMPOSTOS

Na Geórgia, uma nova lei aumenta a quantia que as pessoas podem ganhar antes de começarem a pagar os impostos estaduais. O corte de impostos economizará até US $ 43 por ano para os contribuintes individuais e até US $ 63 para casais que entram com ações conjuntas.

Os professores da Geórgia que concordarem em trabalhar em certas escolas rurais ou de baixo desempenho podem obter até $ 3.000 por ano de desconto em seus impostos estaduais de renda por cinco anos.

Em Oklahoma, a principal taxa de imposto de renda individual está caindo de 5% para 4,75%. Os legisladores também reduziram a alíquota do imposto de renda corporativo de 6% para 4%.

“Eu prometi fazer de Oklahoma um dos 10 principais estados para negócios e tornar nossos impostos sobre negócios entre os mais baixos do país é outra ferramenta que nos ajudará a continuar a recrutar e reter empresas”, disse o governador republicano de Oklahoma, Kevin Stitt, após assinar o notas.

No Novo México, a governadora Michelle Lujan Grisham e a legislatura liderada pelos democratas do estado adicionaram uma nova sobretaxa de 2,75% sobre os prêmios de seguro saúde.

O aumento de impostos será usado em grande parte para subscrever ofertas de seguro saúde para indivíduos de baixa e moderada renda, juntamente com funcionários de pequenas empresas, a partir de 2023. Fonte: Associated Press.