Escolas adiam retorno e voltam com medidas preventivas por aumento da covid-19

Por Arlaine Castro

Nas escolas do Condado de Broward, as coberturas faciais agora são obrigatórias para todos os vendedores e visitantes. Máscaras para professores e funcionários permanecerão opcionais.

Muitas escolas que normalmente receberiam alunos de volta às salas de aula nesta segunda-feira, 3, em todo o país estão adiando o retorno e voltando com medidas preventivas por causa da covid-19. Em alguns distritos escolares, os alunos não são obrigados a usar máscaras, mas elas são recomendadas.

Embora os dados iniciais indiquem que a variante Ômicron é menos grave do que as variantes anteriores do coronavírus, as autoridades de saúde alertam que as hospitalizações podem aumentar devido à rapidez com que ela se espalha.

A partir desta segunda-feira, as escolas do sul da Flórida terão novas restrições em vigor. Em Miami-Dade, todos os adultos que entram em um prédio escolar devem usar máscara. Nas escolas do Condado de Broward, as coberturas faciais agora são obrigatórias para todos os vendedores e visitantes. Máscaras para professores e funcionários permanecerão opcionais.

Quanto às escolas católicas, a Arquidiocese de Miami disse que as máscaras serão obrigatórias para alunos e funcionários. No domingo, o sistema escolar de Miami-Dade distribuiu mais de 10.000 kits de teste caseiros gratuitos para funcionários e suas famílias.

Alunos e professores farão testes e em alguns casos, haverá retorno ao aprendizado remoto, pois os casos de COVID-19 registrados da variante Ômicron estão aumentando em todo o país.

Em Washington, D.C., todos os funcionários e 51.000 alunos de escolas públicas devem apresentar um resultado negativo no site do distrito antes de ir para a aula na quarta-feira, 5. Testes administrados antes de terça-feira não serão aceitos. Os pais podem fazer testes rápidos na escola ou usar os seus próprios.

Esforços semelhantes estão em andamento na Califórnia, que se comprometeu a fornecer kits de teste doméstico gratuitos para todos os seus 6 milhões de alunos de escolas públicas de ensino fundamental e médio.

Novos casos de COVID atingiram níveis recordes de 400.000 novas infecções por dia, em média, devido à natureza extremamente transmissível da variante Ômicron. Especialistas em saúde preveem que ainda mais pessoas terão teste positivo após os encontros de feriado, levando milhões de pessoas em quarentena e isolamento nas próximas semanas.

Escolas de Massachusetts a Michigan e o estado de Washington estavam atrasando as aulas por alguns dias e pedindo aos alunos e funcionários que usassem esse tempo para fazer o teste de COVID. Com informações do canal WSVN e Reuters.