Taxa de desemprego nos EUA foi de 3,9% em dezembro

Por Arlaine Castro

Foram acrescentados somente 199.000 empregos em dezembro, evidência de que o mercado luta para preencher vagas com muitos americanos relutantes em retornar ao mercado de trabalho.

A taxa de desemprego do país caiu em dezembro para saudáveis 3,9% - uma pandemia mínima - mesmo com os empregadores acrescentando modestos 199.000 empregos, evidência de que estão lutando para preencher vagas com muitos americanos relutantes em retornar ao mercado de trabalho.

A queda na taxa de desemprego, de 4,2% em novembro, indicou que muito mais pessoas encontraram trabalho no mês passado. De fato, apesar do ligeiro ganho de contratação relatado pelas empresas, mais 651.000 trabalhadores disseram que estavam empregados em dezembro em comparação com novembro.

Ainda assim, os dados divulgados nesta sexta-feira,7, pelo Departamento de Trabalho refletiram a situação do mercado de trabalho no início de dezembro - antes do aumento nas infecções por COVID-19 começar a perturbar a economia. Economistas alertaram que o crescimento do emprego pode desacelerar em janeiro e possivelmente em fevereiro por causa dos casos de ômicron, que forçaram milhões de trabalhadores infectados a ficar em casa e em quarentena. A economia ainda está cerca de 3,6 milhões de empregos aquém de seu nível pré-pandemia.

Por enquanto, a contratação estável está sendo impulsionada pela forte demanda do consumidor, que permaneceu resiliente, apesar da escassez crônica de suprimentos. Os gastos do consumidor e as compras de equipamentos pelas empresas provavelmente impulsionam a economia a uma taxa de crescimento anual robusta de cerca de 7% nos últimos três meses de 2021. A confiança dos americanos na economia aumentou ligeiramente em dezembro, de acordo com o Conference Board, sugerindo que os gastos provavelmente estava saudável durante grande parte do mês passado.

Os salários também aumentaram acentuadamente em dezembro, com o pagamento por hora médio subindo 4,7% em comparação com o ano anterior. Esse aumento salarial é um sinal de que as empresas estão competindo ferozmente para preencher as vagas em aberto. Uma onda recorde de demissões, à medida que muitos trabalhadores procuram empregos melhores, está ajudando a aumentar os salários.

O baixo desemprego e os ganhos salariais rápidos, porém, podem aumentar ainda mais a inflação, à medida que as empresas aumentam os preços para cobrir os custos crescentes da mão-de-obra. Os aumentos de preços já atingiram o máximo de quatro décadas, provocando uma forte reviravolta do Federal Reserve, de manter as taxas baixas para apoiar a contratação, passando a aumentar as taxas de juros para combater a inflação.

A maioria dos economistas espera que o Fed aumente sua taxa básica de juros de curto prazo, agora fixada perto de zero, em março e que o faça mais duas ou três vezes este ano.

porém, o crescimento do emprego provavelmente sofrerá um grande golpe neste mês com a variante omicron, que adoeceu milhões de americanos, forçou as companhias aéreas a cancelar milhares de voos, reduziu o tráfego em restaurantes e bares e gerou algumas escolas importantes sistemas para fechar, potencialmente mantendo alguns pais em casa com filhos e incapazes de trabalhar. Fonte: Associated Press.