Tempestade de inverno paralisa estados da costa leste dos EUA

Por Arlaine Castro

A neve interrompeu o trânsito em Nashville na quinta-feira, 6. A tempestade atingiu o nordeste dos EUA.

Os Estados Unidos estão sofrendo, desde sábado, 8, com alagamentos e neve em grande quantidade, que estão interrompendo voos e cobrindo estradas e ferrovias.

As chuvas durante o rigoroso inverno colocaram bairros inteiros debaixo de água na região oeste do país. Na região leste, o problema tem sido principalmente as nevascas.

A tempestade também levou ventos fortes, gerando avisos de Tempestade de Inverno para o condado de Suffolk em Long Island e os condados de Monmouth e Ocean em Nova Jersey, bem como avisos em toda a área.

Em Connecticut, New Canaan, Norwalk, Bridgeport, Weston e Greenwich foram registrados mais de 20 centímetros de acúmulo, enquanto West Freehold e Closter superaram os totais de neve locais de New Jersey com cerca de 7,5 centímetros.

A tempestade que atravessou a costa do pacífico parou a cidade de Centralia, em Washington. As estradas foram fechadas no município, que fica a pouco mais de 100 km de Seattle, no norte do país.

O volume de água que a tempestade despejou sobre o estado bateu todos os recordes, e 38 avalanches tornaram a principal estrada da região intransitável.

O governo mobilizou a guarda nacional para evitar que outras áreas sejam tomadas pelas águas.

O governo de Washington declarou estado de emergência e enfrenta tempestades violentas desde 17 de dezembro. Mais de 150 mil pessoas estão sem luz ao longo da costa oeste do país.

No leste, o trabalho de limpeza das estradas ocupadas pela neve continua, e provocou acidentes que deixou milhares de motoristas parados por mais de 24 horas.

Para quem pegou o trem de Washington a Nova York, por exemplo, a situação foi de desconforto e frio. Passageiros chegaram a ficar 28 horas dentro do vagão, sem iluminação e expostos ao frio.

O governador Phil Murphy declarou estado de emergência devido à tempestade. Os escritórios estaduais tiveram uma abertura atrasada para 11h, e ventos fortes na sexta-feira devem causar problemas de energia em potencial.

Em Connecticut, todos os prédios de escritórios estaduais são fechados ao público. Com informações da CNN.