Incêndio em prédio residencial em NY deixa 19 pessoas mortas, incluindo 9 crianças

Por Arlaine Castro

O incêndio deixou 19 mortos — nove deles menores de idade — e 30 hospitalizados, alguns em estado muito grave.

Um grande incêndio em um prédio residencial no Bronx, na cidade de Nova York, no domingo, deixou 19 pessoas mortas, incluindo 9 crianças, no que o prefeito Eric Adams descreveu como um dos piores incêndios que a cidade já experimentou nos tempos modernos.

O incêndio teve origem no aquecedor elétrico que ficava no quarto de um dos apartamentos. A hipótese foi levantada pelo chefe do Corpo de Bombeiros da cidade, Dan Nigro, durante entrevista coletiva.

De acordo com a perícia, as chamas teriam começado na sala de um duplex entre o segundo e terceiro andar, da torre com 19 pavimentos e 120 unidades. Ao saírem do local, os ocupantes do apartamento deixaram a porta aberta, o que contribuiu para a rápida propagação do fogo.

Até o momento, há 19 mortos — nove deles menores de idade — e 30 hospitalizados, alguns em estado muito grave. O incêndio é considerado como o mais grave da história recente de Nova York, comparado por Nigro ao ocorrido em 1990 no clube Happy Land, no qual 87 pessoas morreram.

Um dos moradores do prédio disse à CNN que o prédio tinha um alarme de incêndio que disparava frequentemente e sempre sem motivo aparente, o que pode ter contribuído para que hoje os moradores dos 120 apartamentos do bloco de 19 andares não terem levado o sinal a sério.

Muitos moradores foram salvos pelos bombeiros através das janelas do prédio, como pode ser visto em imagens publicadas nas redes sociais e de acordo com relatos de diversos sobreviventes aos meios de comunicação local.

Duzentos bombeiros estiveram envolvidos no resgate dos moradores, que estão sendo realojados em hotéis próximos e outros prédios públicos, disse Nigro, observando que seus agentes continuaram a retirar pessoas intoxicadas mesmo depois de ficarem sem ar.

Cerca de 200 membros do Corpo de Bombeiros da cidade de Nova York responderam ao incêndio no prédio de 19 andares na 333 East 181st Street. O incêndio começou um pouco antes das 11h em um apartamento duplex no 2º e 3º andares do prédio, disse o FDNY.

Histórico de incêndios

O incêndio foi o segundo em grande escala ocorrido em menos de uma semana nos Estados Unidos, após o registrado na última quarta-feira (5) em um prédio residencial na Filadélfia, no qual morreram 12 pessoas, incluindo oito crianças.

O pior evento do tipo já registrado na Big Apple ocorreu em 1911 em uma fábrica no sul de Manhattan, no qual morreram 146 pessoas.

"Estou horrorizada com o incêndio devastador no Bronx hoje. Meu coração está com os entes queridos de todos aqueles que perdemos tragicamente, a todos os afetados e aos nossos heróicos bombeiros", disse a governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul, via Twitter.