EUA doam US$ 100 mil às famílias afetadas pelas chuvas na Bahia

Por Arlaine Castro

An aerial view shows the flooding caused by the overflowing Cachoeira river in Itabuna, Bahia state, Brazil, December 26, 2021. Picture taken with a drone. REUTERS/Leonardo Benassatto .NO RESALES. NO ARCHIVES.

O governo dos Estados Unidos anunciou a doação de R$ 750 mil em assistência imediata para ajudar famílias atingidas pelas enchentes na Bahia. A informação foi divulgada no dia 7 por meio da Agência para o Desenvolvimento Internacional (U.S. Agency for International Development - USAID).

O financiamento apoiará a aquisição local de itens não alimentares para as populações afetadas pelas enchentes.

A USAID também vai fornecer kits com vassouras, baldes e produtos de limpeza para cerca de 800 famílias baianas. Essa doação será feita por meio de programas americanos e parceira com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA).

A agência informou ainda que a Caritas Brasileira, grupo que promove ações de solidariedade nacionais e internacionais, vai fornecer roupas de cama, utensílios de cozinha e suprimentos de higiene.

De acordo com a USAID, os especialistas em desastres da agência na região e da cidade de Washington, monitoram as enchentes na Bahia com parceiros humanitários e a Embaixada dos Estados Unidos.

Na sexta-feira, o número de pessoas atingidas pela chuva na Bahia subiu para 850.325, segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec). Ao todo, 26 pessoas morreram e 520 ficaram feridas.

O número de desabrigados na Bahia – que são as pessoas que perderam seus imóveis e precisam de apoio do poder público – está em 26.534. Já o total de desalojados – que são as pessoas que também perderam os imóveis, mas foram alocadas em casas de familiares – está em 61.551.

Ao todo, 164 municípios baianos estão com decreto de situação de emergência.