Com escassez de motoristas, EUA permitirão que adolescentes conduzam caminhões

Por Arlaine Castro

O programa de aprendizagem é para motoristas de 18, 19 e 20 anos para operar em pequenos caminhões (semi truck) no comércio interestadual.

Adolescentes podem em breve estar dirigindo caminhões para ajudar a aliviar a escassez de motoristas e os consequentes problemas da cadeia de suprimentos do país.

O programa piloto foi incluído na lei bipartidária de infraestrutura aprovada pelo Congresso em novembro de 2021. A legislação exige que a Federal Motor Carrier Safety Administration (FMCSA) estabeleça um programa de aprendizagem para motoristas de 18, 19 e 20 anos para operar pequenos caminhões no comércio interestadual.

Atualmente, apenas pessoas com mais de 21 anos estão autorizadas a dirigir grandes caminhões através das fronteiras estaduais.

Assim que o programa for implementado, a FMCSA publicará links em seu site para os formulários de inscrição e outras informações para os interessados em participar.

Segurança

Mortes e acidentes de caminhão aumentaram na última década, e o governo Biden foi recentemente questionado sobre a segurança do programa. Para os contrários à ideia, o programa vai contra os dados que mostram que os motoristas mais jovens sofrem mais acidentes do que os mais velhos. Alegam que é imprudente deixar que motoristas adolescentes sejam responsáveis por plataformas que podem pesar 80.000 libras e causar danos catastróficos quando atingem veículos mais leves.

"A razão pela qual isso foi incluído na lei de infraestrutura bipartidária é porque precisamos lidar com a escassez de motoristas, o que afeta, é claro, a transferência de mercadorias e, em seguida, o custo das mercadorias nas prateleiras. Mas estamos abordando isso e garantindo que seja implementado de uma maneira que estabeleça um alto padrão de segurança e qualidade”, disse a secretária de imprensa Jen Psaki.

Psaki acrescentou que todos os participantes do programa serão treinados em caminhões com câmeras, freios automáticos de emergência e limitadores de velocidade.

Os problemas da cadeia de suprimentos do país foram agravados pela falta de mais de 80.000 caminhoneiros. Mais de 70% das mercadorias no país são enviadas por caminhão.

No mês passado, o presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris anunciaram um “Plano de Ação de Caminhões” para colocar mais motoristas nas estradas e aliviar os desafios da força de trabalho – como altas taxas de rotatividade e envelhecimento da força de trabalho – que foram agravados pela pandemia de coronavírus.

A American Trucking Associations, a maior associação comercial nacional da indústria de caminhões, disse à Newsweek que apoia o programa de aprendizado porque "eleva dramaticamente os padrões de segurança e treinamento acima dos padrões atuais".

"Hoje, 49 estados e o Distrito de Columbia já emitem [carteiras de motorista comerciais] para motoristas com menos de 21 anos, mas eles estão restritos artificialmente a dirigir apenas em seu território de origem", disse Nick Geale, vice-presidente de força de trabalho da organização política.

“Este programa bipartidário – com treinamento e requisitos tecnológicos sem precedentes para melhorar a segurança de todos – dará a um pequeno número de jovens americanos já licenciados o direito de transportar mercadorias de um estado para outro”, acrescentou. "Longe de prejudicar a segurança, este programa elevará o nível de segurança muito acima e além do que é atualmente exigido". Com informações da Newsweek e ABC.