Costa oeste dos EUA sob alerta de tsunami após erupção vulcânica no Pacífico

Por Arlaine Castro

Os avisos foram emitidos depois que o vulcão Hunga Tonga Hunga Ha'apai entrou em erupção perto de Tonga no início deste sábado, 15.

Um alerta de tsunami foi emitido para partes da costa do Pacífico dos EUA na manhã deste sábado, 15, depois que um vulcão submarino entrou em erupção de maneira espetacular perto de Tonga, reino polinésio com mais de 170 ilhas do Pacífico Sul.

Califórnia, Oregon, Washington, Alasca e a província canadense da Colúmbia Britânica também devem ser afetadas, disse o Centro Nacional de Alerta de Tsunami em um boletim.

Moradores que vivem perto de praias, portos, marinas e outras áreas costeiras devem se afastar da costa e seguir para o interior ou para o morro, acrescentou o boletim.

O Corpo de Bombeiros de Berkeley, na Califórnia, ordenou uma "evacuação obrigatória" da área da marina no sábado de manhã, alertando para ondas de até 3 pés às 7h30, horário local.

Em São Francisco, as autoridades estão pedindo às pessoas que estão em uma praia, porto, marina ou píer que "não se auto-evacuem". Em vez disso, eles devem ligar para o 911 para assistência de evacuação, já que "correntes fortes e perigosas" devem impactar essas áreas a partir das 8h10, horário local, "e podem durar muitas horas", disse o Departamento de Gerenciamento de Emergências da cidade em um comunicado.

Em um alerta de tsunami emitido em cidades costeiras do Condado de Orange, as autoridades disseram que, embora "não sejam esperadas inundações costeiras significativas, algumas áreas podem sofrer correntes perigosas e ondas de maré".

“O impacto deste tsunami será mais forte do que as correntes normais e possivelmente mais alto do que as marés normais ao longo das praias”, diz o alerta de tsunami de Orange County.

Um aviso semelhante também foi emitido para o condado de San Diego.

No Havaí, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico relatou ondas batendo na costa de um pé em Nawiliwili, Kauai, a 2,7 pés em Hanalei.

O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de tsunami para o Havaí e o suspendeu por volta das 8h, horário local, depois que a Agência de Gerenciamento de Emergências do estado e o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico relataram que a amplitude das ondas estava diminuindo.

No entanto, pequenas mudanças no nível do mar e correntes fortes ou incomuns podem persistir por várias horas em algumas áreas costeiras, twittou o Serviço Nacional de Meteorologia.

"Lembre-se de que um tsunami provavelmente não parece uma 'onda quebrando' clássica; é mais uma onda massiva de água que pode subir rapidamente e com grande poder", twittou a Agência de Gerenciamento de Emergências do Havaí.

Os avisos foram emitidos depois que o vulcão Hunga Tonga Hunga Ha'apai entrou em erupção perto de Tonga no início do sábado, enviando fortes ondas para sua ilha principal, Tongatapu.

A erupção durou de 10 a 15 minutos e lançou nuvens de cinzas a mais de 13 quilômetros de altura, de acordo com os Serviços Geológicos de Tonga.

Alertas de tsunami também foram emitidos para partes do Japão perto do Oceano Pacífico, incluindo as Ilhas Amami e Tokara, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão.

Alertas de tsunami também foram emitidos para partes da Austrália, onde ondas de vários metros de altura foram observadas nas Ilhas Norfolk, na costa leste do país.

Grandes ondas também foram observadas em Vanuatu e outras nações do Pacífico Sul. Com informações da NBC News.