Tempestade de inverno atinge fortemente o nordeste dos EUA

Por Arlaine Castro

Greenville, na Carolina do Sul no domingo, 16 de janeiro de 2022.

A tempestade de inverno que atingiu grande parte do sul dos EUA segue para o norte nesta segunda-feira, 17, causando estragos pela queda de grande quantidade de neve nos estados do nordeste do país.

Quase 2.000 voos dentro, dentro e fora dos EUA já foram cancelados ou atrasados na manhã desta segunda-feira. O caos climático de domingo forçou problemas semelhantes para quase 8.000 voos.

Estados atingidos 

Mais de 125.000 residências e empresas ficaram sem energia na Pensilvânia, Virgínia Ocidental, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia. Vários locais em Ohio e Nova York já haviam medido mais de 30 centímetros de neve nesta segunda-feira. E a tempestade estava longe de terminar.

Autoridades do leste dos Estados Unidos pediram aos motoristas que evitem estradas com neve nesta segunda-feira, feriado nos EUA em homenagem ao ícone dos direitos civis assassinado, Martin Luther King Jr.

A tempestade pode fazer com que caiam de 20 a 30 cm de neve em partes de Vermont, New Hampshire e Maine nesta segunda-feira, enquanto se dirige ao norte para Quebec e Ontário, disse Marc Chenard, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia em College Park Maryland.

Atlanta registrou neve pela primeira vez em quatro anos, disse o serviço meteorológico.

Na Carolina do Norte, onde algumas regiões registraram nevascas recordes, duas pessoas morreram no domingo quando perderam o controle de seu carro em Raleigh, segundo relatos da mídia.

Partes do estado de Nova York esperavam até 18 polegadas de neve antes que a tempestade se afaste na terça-feira. Mas mesmo isso pode não acontecer, já que Lockport, no condado de Niagara, ao norte de Buffalo, já tinha 16 polegadas nesta segunda-feira.

No Vale do Hudson, a neve estava caindo a até 5 centímetros por hora, agravada pelas condições do vento e pela neve, alertou o Serviço Meteorológico de Albany.

Em Ohio, a vila de Carrollton relatou 20 polegadas de neve na segunda-feira. Nas proximidades, Saybrook relatou 16 polegadas de neve e Pierpont viu 15 polegadas.

O granizo e a chuva foram as principais ameaças para grande parte de Massachusetts, Connecticut e Rhode Island. Períodos de queda de neve transitaram para chuva durante a noite. Os meteorologistas do serviço meteorológico de Boston disseram que as rajadas de vento podem chegar a 110 km/h.

Em Massachusetts, as equipes de energia estão se preparando para ventos intensos. A Eversource, a maior empresa de entrega de energia da Nova Inglaterra, disse que pediu ajuda de estados como Nova Jersey e Michigan, além de equipes do Canadá.

Moradores do sudoeste da Flórida estavam limpando depois que as tempestades da manhã de domingo trouxeram um poderoso tornado para o condado de Lee, perto de Fort Myers. Uma avaliação no condado de Lee disse que 27 casas foram destruídas, 24 sofreram grandes danos e 14 tiveram danos menores. Com informações do USA Today.