Quem precisa declarar imposto de renda nos Estados Unidos?

Celso de Moraes, diretor da Asselfis International, explica em que os brasileiros (recém-chegados ou não) devem prestar atenção na declaração.

Por Arlaine Castro

O prazo para apresentar as declarações de 2021 é até 18 de abril, salvo exceções a alguns estados.

A temporada de declaração de imposto de renda começou na segunda-feira, 24, apresentando sobrecarga do sistema. A demora se deve à escassez de funcionários do Internal Revenue Service (IRS), à enorme carga de trabalho na administração de programas relacionados à pandemia e a uma legislação paralisada no Congresso que daria à agência bilhões de dólares para processar devoluções com mais rapidez.

Três quartos de todos os americanos recebem uma restituição anual de impostos do IRS, que geralmente é o maior cheque do ano para uma família. A maioria deve receber seus reembolsos dentro de 21 dias após o depósito.

Celso de Moraes, diretor da Asselfis International, empresa brasileira especializada em planejamento tributário e serviços de contabilidade em Orlando e Miami, explica em que os brasileiros (recém-chegados ou não) devem prestar atenção ao fazer a declaração de imposto de renda deste ano.

"Para quem ainda não é um residente fiscal, não tem muito com o que se preocupar além das informações de ganho aqui nos EUA e o devido pagamento do imposto. Já para quem é residente fiscal ou possui um 'green card', aí sim as obrigações aumentam. Como por exemplo informar o IRS também sobre os ganhos obtidos no Brasil, ou fazer o FBAR caso tenha tido em algum momento de 2021 mais de $ 10,000.00 em alguma conta bancária ou fundos de Investimento e Ações da Bolsa", detalha.

Segundo Moraes, muitos brasileiros ficam apavorados em saber que irão pagar imposto tanto no Brasil como nos EUA, mas muitas vezes isso não acontece, "pelo simples motivo de poder se compensar dos valores pagos no país de origem".

Três coisas importantes, destaca Moraes:

- Primeiro, só tem obrigação aqui nos EUA de fazer a declaração de imposto caso tenha algum ganho. Muitas pessoas acham que só pelo motivo de ter adquirido um imóvel ou ter enviado dinheiro para cá, já tem a obrigação, o que não é verdade.

- Segundo, cuidado com os recebimentos vindo através dos aplicativos de PayPal ou Zelle, uma vez que essas empresas estão sendo obrigadas a informar o IRS sobre esse movimentação. Exemplo: houve casos de pessoas que fizeram compras aqui para amigos do Brasil e receberam através do PayPal um montante que somado chegou a quase $ 50,000.00. O IRS mandou cobrança de imposto adicionando esse valor a renda dessa pessoa na declaração, quando na verdade ele só ganhou $ 5,000.00.

- Terceiro, procure sempre um profissional como um contador ou preparador de impostos para fazer sua declaração e que esteja estabelecido, pois além de você estar em boas mãos, também tem a segurança de caso algum problema depois de alguns anos você poder contar com a ajuda caso necessário.

Quem se qualifica?

Se sua renda bruta ajustada foi de US$ 73.000 ou menos em 2021, você pode usar o software fiscal gratuito para preparar e arquivar eletronicamente sua declaração de imposto, de acordo com as instruções do IRS on-line para a temporada fiscal de 2021.

Prazo

O prazo para apresentar as declarações de imposto de renda de 2021 é até segunda-feira, 18 de abril, para a maioria das pessoas, três dias depois do prazo normal de 15 de abril para a declaração de impostos.

Os contribuintes que moram no Maine ou Massachusetts têm até 19 de abril para apresentar o pedido devido a um feriado celebrado nesses estados, o Dia dos Patriotas.
18 de abril também é o prazo para solicitar a prorrogação, que dá aos contribuintes até 17 de outubro para apresentar suas declarações para 2021.

O IRS estendeu o prazo até 16 de maio para as vítimas dos incêndios florestais no final de 2021 no Colorado, bem como as vítimas dos tornados de dezembro em partes de Illinois, Kentucky e Tennessee. A extensão aplica-se a várias declarações fiscais individuais e empresariais e prazos de pagamento de impostos.

 Para enviar suas declarações de impostos on-line e tirar dúvidas, acesse IRS.gov.