Estado de NY volta temporariamente com ordem de máscara obrigatória

Por Arlaine Castro

Taxas de infecção pelo coronavírus voltaram a aumentar na cidade.

O mandato de máscara do estado de Nova York ainda está em vigor – por enquanto. Após dois dias de audiências no tribunal, um juiz decidiu que o mandato permanecerá em vigor pelo menos até o final da semana, para que todos os lados possam responder.

Na segunda-feira, 24, um juiz revogou o mandato, mas um juiz do tribunal de apelação a suspendeu temporariamente na terça-feira depois que o gabinete do procurador-geral do estado tentou impedir que a nova decisão entrasse em vigor, citando "danos irreparáveis".

O juiz na segunda-feira decidiu que o Departamento de Saúde do estado não tinha autoridade para decretar tal mandato sem a aprovação da legislatura.

A disputa marca mais um conflito intraestadual entre autoridades estaduais e escolas sobre mandatos de máscaras – parte do debate nacional sobre obrigações e liberdades cívicas na pandemia de Covid-19.

Apesar da decisão do juiz derrubar o mandato da máscara do estado de Nova York, o Departamento de Educação do estado diz que as escolas “devem continuar a seguir a regra da máscara”.

"É entendimento do SED que o Departamento de Saúde recorrerá da decisão da Suprema Corte do Condado de Nassau, o que resultará em uma suspensão automática que restaurará inequivocamente a regra da máscara até o momento em que um tribunal de apelação emitir uma nova decisão", disse o Departamento de Educação.

A governadora Kathy Hochul disse que discordava "fortemente" da decisão, e o procurador-geral do estado apresentou um aviso dizendo que o governador e o departamento de saúde do estado recorrerão da decisão do juiz. Com informações da NPR.