Pfizer pedirá autorização para vacinar crianças menores de 5 anos nos EUA

Por Arlaine Castro

A Pfizer e a BioNTech vão solicitar autorização de emergência para aplicação em duas doses de sua vacina COVID-19 para crianças de 6 meses a 5 anos.

A Food and Drug Administration (FDA) pediu à Pfizer e a BioNTech que solicitem autorização de emergência para aplicação em duas doses de sua vacina COVID-19 para crianças de 6 meses a 5 anos.

O pedido da empresa deve ser apresentado nesta terça-feira, 1° de fevereiro. Essa é a última faixa etária restante sem aprovação das vacinas COVID-19. As vacinas para crianças de 5 a 12 anos foram aprovadas pelos reguladores dos EUA em novembro.

Os primeiros dados da Pfizer mostraram que a vacina – que é administrada a crianças mais novas com um décimo da força da dose para adultos – é segura e produz uma resposta imune.

No ano passado, a Pfizer anunciou que a injeção de duas doses provou ser menos eficaz na prevenção da COVID-19 em crianças de 2 a 5 anos, e os reguladores incentivaram a empresa a adicionar uma terceira dose ao estudo, acreditando que outra dose aumentaria a eficácia da vacina, semelhante à terceira dose nos adultos.

As vacinas para crianças com idade entre 6 meses e 5 anos podem estar disponíveis até o final de fevereiro no país.

Recentemente, a Pfizer informou ter alterado os estudos clínicos da vacinação do grupo etário para uma estratégia com três doses, com a aplicação do reforço no intervalo de oito semanas após a segunda dose. Os resultados do estudo devem ficar prontos até abril.

A FDA teria pedido que as empresas enviassem os documentos sobre a vacinação em duas doses com antecedência para adiantar, assim, o processo de revisão dos dados e, consequentemente, a vacinação delas. Com informações da Agência Reuters.