CDC orienta população a evitar viagens ao Brasil, México e Chile

Por Arlaine Castro

Praia lotada no Rio de Janeiro em 2020. O CDC orienta viagens somente em caso de extrema necessidade ao Brasil.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) elevaram o Brasil, o México e outros 10 destinos ao Nível 4 em suas Recomendações de Viagem Covid-19.

O nível 4 é o nível “Covid-19 muito alto”, o mais alto dos quatro níveis de risco. Por isso, o CDC aconselha a evitar viajar, se possível, para qualquer destino de Nível 4, independentemente do seu status de vacinação.

Caso seja realmente necessário realizar essa viagem, o CDC recomenda estar totalmente vacinado e adverte que, ainda assim, existe o risco de contrair a doença. O Brasil registrou, em 24 horas, 929 mortes por Covid-19, maior número desde 18 de setembro de 2021, quando o país havia registrado 935 óbitos decorrentes da doença. Houve ainda 193.465 infecções por Covid-19.

Os números são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgados na terça-feira (1).

Junto com Brasil e México, as 12 novas nações colocadas no Nível 4 incluem Anguilla, Chile, Equador, Guiana Francesa, Kosovo, Moldávia, Paraguai, Filipinas, São Vicente e Granadinas e Cingapura.

Atualmente, mais de 120 destinos estão no Nível 4 e mais do que todos os outros níveis combinados.

O surgimento da variante Ômicron mais transmissível acelerou a disseminação do SARS-CoV-2. Muitos países ao redor do mundo, incluindo os EUA, ainda não têm taxas de vacinação Covid-19 altas o suficiente para realmente converter essa pandemia em uma situação de vírus mais sazonal.

Para quem está nos EUA, provavelmente não é a melhor época para viajar internacionalmente. Mas, porque um país está em um determinado nível em uma semana, não significa que ele permanecerá nesse nível nas próximas semanas. Portanto, o CDC orienta manter os planos de viagem flexíveis e adiar as viagens internacionais por enquanto, se ela não for realmente essencial.

Na segunda-feira (31), a FDA, agência reguladora de medicamentos dos EUA, aprovou integralmente a vacina contra a Covid-19 da Moderna, que até agora tinha autorização para uso emergencial.

Classificação

Autoridades de saúde dos EUA usam um sistema de 4 níveis para classificar os destinos internacionais quanto ao risco de exposição ao coronavírus:

NÍVEL 1 – Risco Baixo: a recomendação é estar totalmente vacinado antes de viajar;

NÍVEL 2 – Risco Moderado: quem não estiver vacinado e for paciente de risco para a covid deve evitar viagens não essenciais;

NÍVEL 3 – Risco Alto: todos os cidadãos norte-americanos devem evitar viagens não essenciais a esses países;

NÍVEL 4 – Risco Muito Alto: pessoas são orientadas a não viajar.

Para ler o alerta do CDC, clique aqui.