Mais de 30 estados dos EUA sob alerta de tempestade de inverno

Por Arlaine Castro

Interstate 70 a leste da saída Lake of the Woods na quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022.

Trinta e três estados, do Texas ao Maine, estão em alerta por neve, gelo, frio intenso e inundações, enquanto uma enorme tempestade de inverno continua avançando para o leste.

A tempestade intensa levou mais de 30 centímetros de neve do Missouri para o oeste de Nova York nos últimos dois dias, parando as estradas. A tempestade também despejou 1,7 polegadas de neve em Dallas - mais do que a cidade costuma ver em um ano inteiro.

Com 5.210 voos cancelados na quinta-feira, 3, em todo o país, incluindo mais de 1.400 em Dallas, o dia marcou o maior número de cancelamentos relacionados ao clima desde 14 de março de 2017. Mais de 350.000 clientes ficaram sem energia na manhã desta sexta-feira, 4, em Tennessee, Ohio, Pensilvânia, West Virginia, Texas e Kentucky.

Nesta sexta-feira, a neve pesada e o gelo atingem o interior do nordeste do estado de Nova York ao Maine. Um adicional de 6 polegadas de neve é possível na Nova Inglaterra.

À medida que as temperaturas caem, as condições de gelo se desenvolverão ao longo do corredor Interestadual-95 de Nova Jersey a Nova York e Boston. E as temperaturas continuarão a cair no Nordeste no final de semana.

O sábado será de temperaturas congelantes, com a previsão de que o vento frio caia para 4°F em Boston, 6°F em Nova York e 12°F em Washington, D.C.

A neve pesada é esperada do sul das Montanhas Rochosas ao norte da Nova Inglaterra, enquanto o acúmulo de gelo pesado é provável da Pensilvânia à Nova Inglaterra.

Esta tempestade chegará ao sul da Flórida - eventualmente - mas bem mais fraca e com mais impacto nos condados do norte e nordeste do estado.