Teve Covid? Ainda com sequelas? Veja dicas que podem ajudar

A "Síndrome Pós-Covid" ou "Long Covid" é caracterizada por sintomas persistentes ou complicações em pacientes a longo prazo.

Por Arlaine Castro

Exercícios físicos moderados podem ser grandes aliados na recuperação de quem teve a doença.

Mais da metade dos 236 milhões de pessoas diagnosticadas comCovid-19em todo o mundo desde dezembro de 2019 deverão ter sintomaspós-Covid— até seis meses após a recuperação, de acordo com pesquisadores da Penn State College of Medicine, na Pensilvânia. A pesquisa foi publicada no periódico “JAMA“.

Cansaço, dificuldade em respirar, dor no peito, dores nas articulações e perda do paladar ou do olfato são os sintomas mais comuns durante e por um período menor após a infecção pela covid-19.

O impacto da Covid-19 a longo prazo vem sendo estudado, uma vez que se trata de uma doença nova. Assim como outras doenças virais, evidências já disponíveis apontam para sintomas persistentes após a fase aguda da doença.

"Síndrome Pós-Covid" ou "Long Covid"

O espectro clínico encontrado em sobreviventes da doença aguda tem sido chamado de "Síndrome Pós-Covid" ou "Long Covid", caracterizada por sintomas persistentes ou complicações a longo prazo. No entanto, não há uma definição clara até o momento na literatura.

O estudo "The impact of COVID-19 critical illness on new disability, functional outcomes and return to work at 6 months: a prospective cohort study", publicado em novembro de 2021, na Critical Care Medicine, trouxe dados importantes a respeito da Long Covid. O estudo descobriu que as novas incapacidades e sintomas persistentes caracterizam um problema urgente de saúde pública.

No caso de existir algum sinal ou sintoma que possa ser indicativo de sequela da COVID-19, é importante consultar o médico, para que seja feito o diagnóstico e estabelecida a relação com a COVID-19 e, assim, iniciar o acompanhamento médico e o tratamento de acordo com os sintomas específicos e de forma individualizada.