Brasileira que participou da invasão ao Capitólio é presa em Illinois

Por Arlaine Castro

Letícia Ferreira foi acusada de entrar ilegalmente em um prédio do governo.

Leticia Vilhena Ferreira, 32, cidadã brasileira que mora em Indian Head Park, Illinois, foi presa na quarta-feira, 16, acusada de entrar ilegalmente em um prédio restrito do governo e conduta desordeira em terrenos do Capitólio dos EUA, mostram registros do Tribunal Distrital dos EUA em Washington.

A investigação em andamento sobre a invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021 foi descrita pelos promotores como a maior investigação criminal da história do país.

De acordo com as informações do U.S. Justice Department, a brasileira estava sendo investigada desde o ano passado. Ferreira foi vista em imagens dos vídeos de segurança entrando no Capitólio com a multidão, vestida com uma jaqueta e um gorro vermelho com o nome do então presidente Trump.

Em depoimento ao FBI em abril passado, Ferreira disse aos agentes que é cidadã do Brasil e está nos EUA com visto de trabalho e, portanto, não pode votar. Ela disse que foi a Washington D.C. acompanhar o discurso do ex-presidente Donald Trump.

Na ocasião, Trump alegou ter sido vítima de fraude na eleição vencida por Joe Biden -algo que jamais foi comprovado- e incitou seus apoiadores a interromperem a sessão de confirmação da vitória do seu oponente.

“Sou tão irresponsável. Ontem foi incrível.”

Ferreira disse que depois do discurso de Trump seguiu a multidão do local do discurso até o prédio do Capitólio, onde ficou por cerca de 20 minutos e tirou fotos e vídeos do evento com seu celular. Imagens mostraram que ela não se envolveu em briga ou agressão física a policiais e seguranças dentro do Capitólio.

Rastreando o celular, o FBI encontrou mensagens trocadas entre ela e uma amiga, que também estava na multidão naquele dia, no dia seguinte ao tumulto, preocupadas com as consequências, segundo a denúncia.

Ferreira perguntou se a amiga pensava se “eles vão atrás de todas as pessoas que estavam na área do capitólio”, a amiga respondeu: “Não fique triste. Esteja preparada. Somos todos f-----.”

“Sou tão irresponsável. Ontem foi incrível”, respondeu ela, cuja sentença final será dada durante uma audiência com um juiz marcada para o próximo dia 22 de fevereiro.

Em todo o país, mais de 725 pessoas foram presas, incluindo outros dois brasileiros, em todos os 50 estados e no Distrito de Columbia por acusações decorrentes da violação do Capitólio, de acordo com o Departamento de Justiça dos EUA.

Eliel Rosa, de 53 anos, e Samuel Camargo também respondem na Justiça pela invasão.