Com alta dos imóveis, preços de aluguel sobem mais de 60% em bairros de Orlando (FL)

Em todo o país, os locatários estão vendo um aumento de cerca de 14% nos aluguéis - mais do que a taxa de inflação.

Por Neise Cordeiro

O condado de Orange viu um aumento de mais de 40% nos aluguéis no ano passado, segundo o RentHub.

Analistas econômicos chamam o frustrante aumento de aluguéis como a "tempestade perfeita" para locatários em Orlando e em todo o país.

O aumento dos impostos sobre a propriedade e dos prêmios de seguro, juntamente com a escassez de apartamentos para atender à demanda e aumento da inflação, estão resultando em custos de aluguel vertiginosos.

Residentes de um complexo de apartamentos na área de Rosemont, em Orlando, dizem que receberam um aviso de renovação e que o aluguel estava aumentando de US$ 995 para $ 1,645 por mês, ou seja, um aumento de 65%.

Muitos locatários sentem impotência e temor de tornarem-se moradores de rua, já que sua renda não corresponde ao valor que podem pagar.

De acordo com o site RentHub, o condado de Orange viu um aumento de mais de 40% nos aluguéis no ano passado. Já outro site de aluguéis de casas e apartamentos, o Zumper, relata que o aluguel em todo o estado da Flórida aumentou cerca de 30%. Em todo o país, os locatários estão vendo um aumento de cerca de 14% - mais do que a taxa de inflação.

A deputada estadual Anna Eskamani, D-Orlando, disse que é inquilina e que precisa de duas colegas de quarto para pagar o aluguel de sua casa em Thornton Park, em Orlando. "O salário dos representantes do estado da Flórida é de US$ 28.000. É definitivamente uma legislatura de meio período", disse ela. "Eu tenho outro emprego. Esse é o meu trabalho principal, mas o custo do aluguel é difícil mesmo para funcionários eleitos."

Procurando obter resultados, Eskamani e o senador estadual Victor Torres, do condado de D-Osceola, apresentaram projetos idênticos na Câmara e no Senado da Flórida para revogar a lei que impede cidades e condados de estabelecer medidas de controle de aluguéis.

"O que nosso revogador faz é - ele não concede automaticamente a estabilização do aluguel em todo o estado, mas diz que um governo local terá a opção de explorar isso quando houver uma emergência habitacional, o que eu diria agora que já estamos em um momento de emergência ", disse Eskamani.

Os comissários do Condado de Orange discutiram a ideia de declarar essa emergência e congelar o aluguel por um ano no auge da pandemia de coronavírus, mas os advogados os desaconselharam por causa da lei que Eskamani está tentando revogar.

Eskamani disse que se o projeto fosse aprovado, ajudaria a muitos que vivem de aluguel em Orlando, pois poderiam declarar estado de emergência habitacional e colocariam programas de estabilização de aluguel em vigor, impedindo aumentos acima de um determinado percentual.

A questão teria que ser colocada primeiro aos eleitores na forma de um referendo. Por enquanto, não se fala em controle de aluguéis com agências governamentais locais da Flórida Central, e nem os projetos de Eskamani e de Torres foram ouvidos.

 Neise Cordeiro, Realtor®
(407)603-7072
NeiseSellsRealEstate.com
Instagram: @NeiseRealtorFL