Após mortes de bebês em Ohio, CDC investiga contaminação em fórmulas infantis

Por Arlaine Castro

Quatro bebês adoeceram após consumirem as fórmulas das marcas Similac Sensitive, Similac Pro-total Comfort, Similac Advance e Similac PM 60/40, produzidas nas instalações de Sturgis, Michigan

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) está investigando as mortes de dois bebês em Ohio e outros casos de bebês que adoeceram por possíveis infecções bacterianas após ingestão de fórmulas infantis em pó.

Em 10 de fevereiro de 2022, o CDC foi notificado da investigação da FDA sobre reclamações de consumidores de doenças infantis relacionadas a produtos da Abbott Nutrition em Sturgis, Michigan.

Essas queixas incluem três relatos de infecções por Cronobacter sakazakii e um relato de infecção por Salmonella Newport em bebês. O CDC e a FDA estão realizando testes e investigações laboratoriais adicionais para entender melhor esses casos, bem como quaisquer casos adicionais.

Em 28 de fevereiro de 2022, quatro bebês, um em Minnesota, dois em Ohio e em do Texas consumiram fórmulas que incluíam as marcas Similac Sensitive, Similac Pro-total Comfort, Similac Advance e Similac PM 60/40, produzidas nas instalações de Sturgis, Michigan, antes de ficarem doentes.

De 16 de setembro de 2021 a 5 de janeiro de 2022, o CDC recebeu relatos de três casos de Cronobacter em bebês que mais tarde foram relacionados à investigação em andamento do FDA. Em 16 de fevereiro de 2022, o CDC pediu aos médicos e departamentos de saúde estaduais e locais que fornecessem informações sobre outros casos de infecção por Cronobacter associados à fórmula infantil de novembro de 2020 até o presente.

Desde então, o CDC identificou um caso adicional relatado de infecção por Cronobacter em uma criança que consumiu fórmula produzida na instalação do Michigan. O primeiro sintoma da infecção por Cronobacter em bebês geralmente é febre, acompanhada de má alimentação, choro ou energia muito baixa. O CDC orienta  levar o bebê com esses sintomas ao médico.

Antes das mortes, ainda em setembro de 2021, a inspeção da FDA descobriu vários problemas, incluindo falta de higiene na fabricação e armazenamento dos produtos e iniciou uma investigação.

Para saber se o produto que você possui está incluído no recall, revise o código do lote do produto na parte inferior da embalagem e insira-o no ícone externo do site da Abbott Nutrition.

Para ver os detalhes do alerta do CDC, clique aqui.

Brasil

No Brasil, a Anvisa determinou na quarta-feira, 23, o recolhimento de lotes das seguintes fórmulas infantis em pó: Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare, da empresa Abbott Nutrition, fabricadas no Michigan. 

Posicionamento da Abbott:

"Na Abbott, a saúde e a segurança de nossos consumidores é uma prioridade. Nenhum produto nutricional da Abbott vendido no Brasil está afetado por este recolhimento. Nossos produtos são seguros, sinta-se confiante para utilizá-los.Vale destacar que as marcas impactadas por este recolhimento não são comercializadas pela Abbott no Brasil. Além disso, a empresa está comprometida em manter os mais altos padrões de fabricação de todos os produtos nutricionais. Já começamos a implementar ações corretivas e melhorias na fábrica de Sturgis nos Estados Unidos, alavancando novas tecnologias e fortalecendo nossos processos, para dar aos pais e consumidores uma confiança renovada na qualidade de fabricação desta localidade."

O que é a Cronobacter 

As infecções por Cronobacter são raras, mas podem ser mortais em recém-nascidos. As infecções em bebês geralmente ocorrem nos primeiros dias ou semanas de vida. Cerca de dois a quatro casos são relatados ao CDC todos os anos, mas esse número pode não refletir o verdadeiro número de doenças porque a maioria dos hospitais e laboratórios não são obrigados a relatar infecções por Cronobacter aos departamentos de saúde.

Os germes de Cronobacter podem causar uma infecção perigosa no sangue (sepse) ou fazer com que os revestimentos que envolvem o cérebro e a medula espinhal inchem (meningite). Bebês com 2 meses de idade ou menos são mais propensos a desenvolver meningite se ficarem doentes por Cronobacter. Outros bebês com maior probabilidade de adoecer são aqueles nascidos prematuramente e aqueles menos capazes de combater germes e doenças por causa de doenças ou tratamento médico, como bebês que recebem quimioterapia para câncer.