EUA retiram Brasil e outros países da lista de "não viaje"

Por Arlaine Castro

Existem cerca de 90 países e regiões atualmente classificados pelo CDC no Nível 4, incluindo a maior parte da Europa e Brasil.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos reduziu os avisos de “Não Viaje” para destinos internacionais, incluindo o Brasil, por causa da covid-19.

A mudança na classificação vem depois que autoridades de saúde pública anunciaram uma mudança na forma como avaliarão as preocupações com a COVID-19. O Brasil agora está no nível 2 de alerta: apenas precaução relacionada à violência em áreas específicas. 

Cerca de 90 países e regiões estavam classificados pelo CDC no Nível 4, incluindo a maior parte da Europa, Brasil, Coreia do Sul, Cingapura, Hong Kong, Israel e Austrália. O governo aconselhava que mesmo americanos vacinados evitassem viajar para os países. Além da covid-19, alguns países como o Brasil têm o aviso por causa da violência e crimes.

Segundo a Reuters, funcionários do Departamento de Estado disseram que a atualização deixaria apenas 10% dos quase 120 países e territórios no “Nível 4: Não Viaje”, que inclui todos os fatores de risco, não apenas infecções por coronavírus.

“Acreditamos que a estrutura atualizada ajudará os cidadãos dos EUA a tomar decisões mais bem informadas sobre a segurança das viagens internacionais”, disse um porta-voz do Departamento de Estado.

O Departamento de Estado também revelou que não correlacionaria mais automaticamente seus níveis de consultoria com o sistema de Aviso de Saúde de Viagem dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

No início da semana passada, o CDC anunciou que revisaria seu sistema de Aviso de Saúde de Viagem para destinos internacionais. As autoridades revelaram que o novo sistema reservaria avisos de saúde de viagem de nível 4 para circunstâncias especiais, como trajetória de casos de coronavírus em rápida escalada ou contagens de casos extremamente altas, o surgimento de uma nova variante de preocupação ou colapso da infraestrutura de saúde.

Os níveis 3, 2 e 1 continuarão a ser determinados principalmente pela incidência ou contagem de casos em 28 dias e o sistema entrará em vigor em 18 de abril. Com essa nova configuração, os viajantes terão um sistema de alerta mais acionável para quando não viajar para um determinado destino.

O CDC disse que a ordem expiraria em 18 de abril, mas a extensão era necessária para avaliar o “impacto potencial do aumento de casos de doenças graves, incluindo hospitalizações e mortes, e a capacidade do sistema de saúde”.

Na semana passada, o CDC reduziu seus níveis de alerta de viagem para vários países do Caribe, continuando uma tendência que ocorreu nas últimas semanas, à medida que os casos de COVID-19 diminuíram em todo o mundo.

Em março, a agência governamental baixou o aviso de saúde de viagem COVID-19 para navios de cruzeiro para o Nível 2, que é de risco “moderado”. O CDC continua a pedir aos passageiros que tomem as vacinas recomendadas contra a COVID-19.

Confira a lista completa do Departamento de Estado.