Aeroportos e companhias aéreas dos EUA retiram uso de máscaras pela covid-19

Por Arlaine Castro

A Administração de Segurança de Transportes retirou a obrigatoriedade.

Aeroportos e companhias aéreas dos Estados Unidos retiraram a obrigatoriedade do uso de máscaras pela covid-19. A decisão anunciada na segunda-feira, 18, veio depois que uma juíza da Flórida suspendeu a ordem federal que prorrogava a medida até maio.

Dessa forma, a Administração de Segurança de Transportes afirmou que não aplicará o mandato de máscara no transporte público por todo o país.

O mandato deveria expirar na segunda-feira, e tinha sido recentemente estendido pelo presidente Joe Biden até 3 de maio devido a um pequeno aumento nos casos de COVID-19 nas últimas semanas, principalmente por causa da subvariante omicron BA.2 mais contagiosa. Os EUA relataram uma média de sete dias de quase 35.000 novas infecções na sexta-feira, um aumento de 36% nas últimas duas semanas, segundo dados do CDC.

Na segunda-feira, 18, a juíza federal em Tampa, Kathryn Kimball Mizelle, disse que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) falhou em explicar adequadamente suas razões para o mandato e não permitiu comentários públicos em violação dos procedimentos federais para a emissão de novas regras.

Nos principais aeroportos da Flórida, o uso das máscaras não é mais obrigatório. O Aeroporto Internacional de Miami ou no Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood já informaram da decisão.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse que o governo está revisando a decisão do tribunal e o Departamento de Justiça determinará se recorrerá. O Departamento de Justiça se recusou a comentar quando perguntado pela CNBC.

Passageiros devem verificar com as companhias aéreas se há atualizações sobre os requisitos de viagem.
A United Airlines disse em comunicado que, com efeito imediato, as máscaras não serão mais necessárias em voos domésticos ou em certos voos internacionais.

“Embora isso signifique que nossos funcionários não precisam mais usar máscara – e não precisam mais impor uma exigência de máscara para a maioria do público voador – eles poderão usar máscaras se optarem por fazê-lo, conforme o CDC continua a recomendar fortemente o uso de máscara no transporte público”, disse a United.

A Delta Air Lines e a Alaska Airlines também fizeram anúncios semelhantes.

Em trens, a principal empresa de transporte Amtrak, disse: “Embora os passageiros e funcionários da Amtrak não precisem mais usar máscaras a bordo dos trens ou nas estações, as máscaras são bem-vindas e continuam sendo uma importante medida preventiva contra o Covid-19. Qualquer pessoa que precise ou escolha usar um é incentivada a fazê-lo.” Com informações da CNBC.