Congelar o aluguel: comissária do Condado de Orange propõe controle de aumento

A medida limitaria os aumentos de aluguel para proprietários que possuem mais de quatro unidades de imóveis.

Por Neise Cordeiro

A comissária do condado de Orange, Emily Bonilla, propôs uma medida de estabilização de aluguéis.

O aumento dos aluguéis na Flórida nos últimos anos tem preocupado inquilinos em diferentes condados, gerando discussão sobre uma possível medida para controlar estes aumentos.

De acordo com dados da RentHub, o valor médio do aluguel na Flórida Central aumentou aproximadamente 19% entre dezembro de 2020 a novembro de 2021, enquanto no condado de Orange, região de Orlando, as propriedades tiveram um aumento médio de 30% no aluguel em 2021.

A comissária do condado de Orange, Emily Bonilla, propôs uma medida de estabilização de aluguéis para a votação de novembro durante uma reunião no início deste mês de abril. A medida limitaria os aumentos de aluguel para proprietários que possuem mais de quatro unidades, estipulando um limite de 5% nos aumentos de aluguel ano a ano. Embora um aumento de 5% já ser considerado alto, não é nada comparado aos movimentos recentes no mercado de aluguel de Orange County.

O controle de aluguel é ilegal na Flórida, exceto em casos de "emergência grave". A lei não é clara sobre o que constitui tal emergência. Bonilla argumentou que o condado chegou a esse ponto e por isso a necessidade da proposta. "Não seria ótimo sermos os primeiros a fazer a coisa certa pelo povo de Orange County?", disse Bonilla.

Inquilinos e proprietários expressaram suas opiniões sobre a crise habitacional. De um lado, moradores que agora vivem na rua e outros viram seus aluguéis aumentarem em valores astronômicos, enquanto outros proprietários dizem que sofreram o suficiente durante a pandemia.

Representantes do setor imobiliário já têm contra-argumentos de controle de aluguéis prontos para serem usados. A porta-voz da Associação de Apartamentos da Grande Orlando, Trinity Kutschinski, disse que o controle de aluguéis geraria a escassez de moradias no Condado de Orange, já que impulsionaria novos investimentos na construção de moradias e negócios para outros lugares.

No entanto, aprovar uma ordem como essa não é tarefa fácil, já que Bonilla propôs congelar os aluguéis por um ano durante a primeira onda de infecções por COVID-19 há cerca de dois anos. A proposta falhou por 5 votos a 2, com Bonilla e Maribel Gómez Cordero votando a favor.

A comissão finalmente colocou a questão de uma iniciativa de votação de controle de aluguéis para o próximo 7 de junho. Enquanto isso, eles esperam contratar um consultor para avaliar os efeitos do controle de aluguéis em potencial.

Em março, o governador Ron DeSantis culpou a administração Biden, a inflação e a moratória de despejo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, CDC, que durou do verão de 2020 até agosto do ano passado, como fatores que contribuíram para o aumento dos aluguéis. DeSantis aconselhou a reversão das políticas que causaram a inflação e defendeu o aumento da perfuração doméstica de petróleo como opção para aliviar a economia.

Neise Cordeiro, Realtor®
(407)603-7072
NeiseSellsRealEstate.com
Instagram: @NeiseRealtorFL