CDC emite alerta de saúde sobre casos raros de hepatite em crianças

Por Arlaine Castro

Desde 21 de outubro de 2021, o estado do Alabama registrou nove casos de hepatite em crianças entre 1 e 6 anos sem causa conhecida.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças continuam investigando casos positivos de causa desconhecida de hepatite e infecção por adenovírus em crianças.

O CDC emitiu um alerta nacional de saúde na quinta-feira, 21, pedindo aos pais e profissionais que fiquem atentos aos sintomas e relatem quaisquer possíveis casos de hepatite sem causa aos departamentos de saúde locais e estaduais.

“O CDC está trabalhando com os departamentos de saúde estaduais para ver se há casos adicionais nos EUA e o que pode estar causando esses casos”, disse o CDC no alerta. "Continuamos a recomendar que as crianças estejam em dia com todas as vacinas e que os pais e cuidadores de crianças pequenas tomem as mesmas ações preventivas diárias que recomendamos para todos, incluindo lavar as mãos com frequência, evitar pessoas doentes, cobrir tosses e espirros, e evitando tocar nos olhos, nariz ou boca. O CDC compartilhará informações adicionais assim que estiverem disponíveis."

A notícia chega quase seis meses desde que a organização de saúde começou a investigar estranhos casos relatados de hepatite em crianças. Desde 21 de outubro de 2021, o estado do Alabama registrou nove casos de hepatite em crianças entre 1 e 6 anos sem causa conhecida. O mesmo tipo de infecção por cluster também foi relatado pela Organização Mundial da Saúde em vários países, incluindo Escócia, Reino Unido, Espanha e Irlanda.

No Alabama, as primeiras cinco crianças doentes não foram internadas no hospital por infecção por COVID-19, mas apresentaram lesão hepática significativa e insuficiência hepática em alguns casos. Uma pesquisa mais profunda encontrou quatro outras crianças com as mesmas condições hepáticas que também tinham uma infecção pelo adenovírus 41, que pode causar "gastroenterite aguda pediátrica", de acordo com o CDC.
Hepatite é um termo geral destinado a indicar uma inflamação do fígado, de acordo com Johns Hopkins. Os sintomas da infecção podem incluir febre, fadiga, perda de apetite, náuseas, vômitos e dor abdominal.

A investigação ainda está em andamento, mas os pesquisadores não conseguiram encontrar uma causa comum, exposição ou evidência epidemiológica que ligue as crianças no Alabama ou os casos no exterior. O adenovírus tipo 41 "não é conhecido por ser uma causa de hepatite em crianças saudáveis", de acordo com o CDC, mas os investigadores acreditam que o vírus pode ser a causa dos surtos de cluster.

“Os investigadores ainda estão aprendendo mais – incluindo descartar outras possíveis causas e identificar outros possíveis fatores contribuintes”, acrescentou o CDC na quinta-feira. “O CDC e as autoridades estaduais de saúde pública continuarão trabalhando juntos em estreita colaboração com os médicos para identificar e detectar padrões incomuns ou grupos de doenças para prevenir novas doenças”. Fonte: CBS News.