Mortes por overdose nos EUA atingiram recorde em 2021, diz CDC

Por Arlaine Castro

Foram aproximadamente uma morte por overdose a cada 5 minutos em 2021, um aumento de 15% em relação a 2020.

Mais de 107.000 pessoas morreram de overdose de drogas nos Estados Unidos no ano passado, estabelecendo outro trágico recorde na crescente epidemia de overdose do país, estimaram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças nesta quarta-feira, 11.

Foram aproximadamente uma morte por overdose a cada 5 minutos. O total provisório de 2021 marcou um aumento de 15% em relação ao recorde anterior, estabelecido no ano anterior. O CDC revisa os atestados de óbito e, em seguida, faz uma estimativa para contabilizar os relatórios atrasados e incompletos.

A Dra. Nora Volkow, diretora do Instituto Nacional de Abuso de Drogas, chamou os números mais recentes de “verdadeiramente impressionantes”.

A Casa Branca emitiu um comunicado chamando o ritmo acelerado de mortes por overdose de “inaceitável” e promovendo sua estratégia nacional de controle de drogas recentemente anunciada. Ele pede medidas como conectar mais pessoas ao tratamento, interromper o tráfico de drogas e expandir o acesso à naloxona, um medicamento que reverte a overdose.

As mortes por overdose nos EUA aumentaram na maioria dos anos por mais de duas décadas. O aumento começou na década de 1990 com overdoses envolvendo analgésicos opioides, seguidas por ondas de mortes lideradas por outros opioides como heroína e – mais recentemente – fentanil ilícito.

No ano passado, as overdoses envolvendo fentanil e outros opióides sintéticos ultrapassaram 71.000, um aumento de 23% em relação ao ano anterior. Também houve um aumento de 23% nas mortes envolvendo cocaína e um aumento de 34% nas mortes envolvendo metanfetamina e outros estimulantes.

As mortes por overdose são frequentemente atribuídas a mais de um medicamento. Algumas pessoas tomam vários medicamentos e o fentanil barato tem sido cada vez mais cortado em outros medicamentos, muitas vezes sem o conhecimento dos compradores, dizem as autoridades.

“O efeito líquido é que temos muito mais pessoas, incluindo aquelas que usam drogas ocasionalmente e até adolescentes, expostas a essas substâncias potentes que podem causar overdose mesmo com uma exposição relativamente pequena”, disse Volkow em comunicado.

Especialistas dizem que a pandemia da COVID-19 exacerbou o problema, pois os bloqueios e outras restrições isolaram os viciados em drogas e dificultaram o tratamento.

As tendências de mortalidade por overdose são geograficamente desiguais. O Alasca teve um aumento de 75% em 2021 – o maior salto de qualquer estado. No Havaí, as mortes por overdose caíram 2%. Fonte: Associated Press.

 

CDC