Congresso dos EUA realizará primeiro painel público sobre OVNIs

Por Arlaine Castro

Umrelatório do governo detalhou 144 OVNIs – ou como são oficialmente chamados de "fenômenos aéreos não identificados" (UAP) – avistamentos pelos militares desde 2004.

Dois altos oficiais militares dos Estados Unidos devem testemunhar na primeira audiência pública no Congresso sobre “objetos voadores não identificados” (OVNIs) em mais de 50 anos.

A audiência marcada para terça-feira, 24, ocorrerá 11 meses depois que um relatório do governo dos EUA detalhou 144 OVNIs – ou como são oficialmente chamados de “fenômenos aéreos não identificados” (UAP) – avistamentos pelos militares desde 2004.

Os que testemunharão serão Ronald Moultrie, subsecretário de defesa dos EUA para inteligência e segurança que supervisiona o Grupo de Identificação e Sincronização de Gerenciamento de Objetos Aerotransportados do departamento, e Scott Bray, vice-diretor de inteligência naval.

Avistamentos de aeronaves que não parecem corresponder à tecnologia conhecida ou que parecem desafiar as leis da física têm sido citados por observadores amadores e detetives como evidência de vida extraterrestre, com muitos especulando que o governo dos EUA tem mais evidências de visitantes alienígenas do que tem revelado.

Nas últimas décadas, o governo dos EUA encomendou vários programas e comissões, às vezes secretamente, para investigar eventos confusos.

A audiência será conduzida por um subcomitê da inteligência da Câmara dos EUA e se concentrará amplamente nas descobertas do relatório do ano passado, voltado menos na possibilidade de vida alienígena e mais nas implicações para a segurança nacional dos EUA e a segurança da aviação.

“O povo americano merece total transparência”, disse o presidente do Comitê de Inteligência, Adam Schiff, em um comunicado na semana passada anunciando as audiências.

Dos 144 avistamentos documentados no relatório, liderado pelo Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional e pela Marinha dos EUA, os analistas que prepararam a avaliação ofereceram descobertas sobre as origens de apenas um fenômeno inexplicável – que eles atribuíram a um grande balão desinflado.

As audiências públicas serão as primeiras sobre o assunto desde que a Força Aérea dos EUA encerrou um programa inconclusivo de OVNIs com o codinome Project Blue Book em 1969.

Durante seus 17 anos de existência, o Blue Book compilou uma lista de 12.618 avistamentos de OVNIs, 701 dos quais envolviam objetos que oficialmente permaneceram “não identificados”. A Força Aérea disse mais tarde que não encontrou nenhuma indicação de uma ameaça à segurança nacional ou evidência de naves extraterrestres. Fonte: Al Jazeera e News Age.